A grande final masculina da Brasil Game Cup de Counter-Strike: Global Offensive aconteceu nesse domingo (15) na Brasil Game Show. O duelo foi entre as equipes BootKamp Gaming Brasil Gaming House, em uma série disputadíssima que terminou com a vitória da BootKamp por três mapas a dois. Confira o resumo:

No primeiro mapa, Mirage, a BGH saiu com vantagem no round de pistola, mas logo se complicou quando um dos jogadores acidentalmente abateu um companheiro de equipe, disponibilizando uma janela para a BK recuperar a economia. Aproveitando o momento criado, avançaram o placar para 3:1, mas a BGH logo reagiu e, mesmo com um ótimo quickscope de Raafael "RAAFA" Lima, conseguiram empatar no 3:3. A BGH aproveitou a vantagem no game e avançou o placar para a 3:6; a BK conseguiu mais dois pontos (5:6) mas a BGH executou muito bem o round forçado e recobrou o controle da partida, finalizando a primeira metade com um 5:10 surpreendente e uma atuação maestral de Jair "dktenso" Araujo e sua AWP (com um total de 19 abates e apenas 9 mortes no 'primeiro tempo').

A segunda metade seguiu no mesmo ritmo disputadíssimo: a BGH levou o round de pistola mas a BK logo recuperou o forçado e foi, ponto a ponto, encostando o placar até conquistar o empate — com direito a duelo de AWPers entre RAAFA e dktenso, vencido por RAAFA com sua pistola. A BK conseguiu virar o jogo — com um desempenho mais aparente e marcante de Lucas "YJ" Yuji — e chegou a abrir dois rounds de vantagem (13:11). A BGH não quis deixar a diferença se extender e conseguiu mais um round, mas a BK logo buscou a recuperação e ganhou um ponto importantíssimo, quebrando a economia dos adversários no 14:12. Depois de uma breve pausa técnica, o jogo voltou e com ele a BGH veio mais forte, conseguindo o empate no 14:14. A BK não deixou barato, se recuperou economicamente e, depois de conquistar o match-point, fechou o mapa em um placar apertado de 16:14 com ótima atuação de Thiago "Tifa" França durante todo o mapa.

Em Overpass, segundo mapa do confronto, a BGH saiu mais uma vez na frente no round de pistola e abriu na sequência 0:2 no placar. No armado, a BK reagiu e conseguiu o empate e encaixar uma breve recuperação, abrindo três pontos de vantagem (5:2). Mantendo a partida equilibrada, a BGH conseguiu a virada e fechou a primeira metade com 6:8. Um detalhe importante dessa metade foi o desempenho de Erick "sliim" Barbosa, que teve atuação marcante nos rounds desfavoráveis (chegando a realizar um quadrakill) e abateu diversos jogadores com boa movimentação.

A segunda metade continuou apertada para a BK: a BGH continuou avançando no placar e chegou a alcançar um 6:12 antes de qualquer reação da equipe. Com mais uma atuação ótima de Tifa e RAAFA com sua AWP, os jogadores diminuiram a diferença para 8:12. A BGH não deixou o desfecho do primeiro mapa se repetir e, em um round extremamente rápido iniciado com abates precisos de dktenso e finalizado com um spray de Pedro "zoio" Namorado através de uma smoke no bombsite A, recuperaram o controle e consequentemente melhoraram sua situação economica, avançando para o tão esperado match-point no 8:15. Sem muitas dificuldades, finalizaram o mapa em 8:16 e empataram a série em 1-1 no saldo de mapas.

O mapa Cache começou diferente: dessa vez a BK venceu o pistol round e já seguiu firme para o 3:0. Com uma ótima defesa no Bomb B, Lucas 'segalla' Mancini garantiu abates importantes para a BGH, que conseguiu limpar a equipe adversária e conquistar o primeiro ponto no mapa. Na sequência, venceram mais um ponto que atrapalho e muito a economia da BK(3:2); na sequência, apesar de serem forçados a fazer um round ECO, a BK levou a melhor se recuperando economicamente na partida (4:2). O jogo se manteve imprevisivel e disputado, com o placar recheado de empates e viradas. A situação se manteve rquilibrada até o final da primeira metade — sendo o mapa com o placar mais próximo da série até o momento — onde a BGH conseguiu fechar o half em 7:8.

A segunda metade foi um atropelo: a BGH não deu brechas para a BK e, do 7:8 foi direto para o match-point no 7:15. Para finalizar o mapa, dktenso não só dominou o Bomb A quanto fez um quadra kill incrível, fechando o mapa por 7:16 e passando a frente no saldo geral de mapas por 1-2.

O confronto seguiu para Cobblestone, onde foi a vez da BK de recuperar o fôlego e atropelar: vencendo o round de entrada, a equipe chegou a ficar com cinco rounds de vantagem no 6:1. Com mais uma atuação incrível de RAAFA, Tifa e YJ - ao lado do desempenho constante de Leon "Ryotzz" Felipe e a recuperação de Lucas "Lukzera" Soares — a BK não deu espaço para a recuperação da BGH e, mesmo com os adversários conseguindo avanços pontuais, fechou a primeira metade com fôlego, em um 10:5 cuja atuação foi bastante diferente do mapa anterior.

O ritmo da BK seguiu forte na segunda metade, onde a sequência de rounds só foi interrompida no 14:5 — e por muito pouco, com um quase clutch impressionante de RAAFA. O impacto do round não foi grande na economia da BK, que rapidamente conquistou o match-point sem dar espaço para os adversários, fechando o mapa em 16:6 e empatando o placar de mapas em 2-2. Destaque para o desempenho de RAAFA no mapa e em toda a partida, encaixando balas míticas em diversos pixels e, ao lado de dktenso, dando um show de AWP durante a série.

O mapa decisivo da série foi Train, que teve de início breve vantagem da BGH, abrindo 0:2 no placar antes da recuperação da BK com direito a triplekill do Ryotzz, empatando e buscando a virada no 3:2. A BGH até conseguiu mais um round mas a BK permaneceu na frente e conseguiu pressionar como CT até o 8:4; a BGH conseguiur encaixar melhor seus avanços e diminuir a diferença, fechando a metade com 9:6 para a BK.

Com a virada dos lados, a BGH ameaçou repetir o movimento, encostando o placar e diminuindo a diferença, mas a BK manteve firme e manteve a frente em 12:9. O placar seguiu para 13:10, com um vacilo de Tifa ao tentar pegar o posicionamento adversário em uma jogada arriscada; mas isso não impediu a equipe de recuperar o ritmo, forçar o match-point e conquistar o mapa por 16:11 — e com explosão épica no round final — vencendo a série por 3-2.

A vitória garantiu para a equipe, além do título, seus nomes registrados no troféu da liga e uma premiação de R$ 3 mil reais - e R$ 2 mil reais para o segundo colocado, além de brindes das patrocinadoras do evento. Você pode conferir o replay da partida no canal oficial da BGC.