Oi!

Tava com saudade? Nós estávamos :-)

Passou tanto tempo desde a última coluna que o tempo por aqui já voltou ao normal: chuva e frio. Caramba, como tá frio! E ainda estamos no outono! Imagina só quando o inverno chegar... vamos mandar uns picolés de omelete pra vocês... brrr

Nirvana chegando...

Pode tirar a sua camisa xadrez de flanela do guarda-roupas! Depois de uma intensa batalha judicial entre os membros vivos do Nirvana (Dave Grohl e Krist Novoselic) e a viúva de Kurt Cobain (Courtney Love), a banda que mudou a história da música na década de 90 está de volta!

Apenas alguns dias depois do acordo, a música You Know You’re Right "vazou" na internet e algumas horas depois rádios como a X FM (www.xfm.co.uk) já tocavam a "balada-pauleira" em alto e bom som. E isso não é tudo. Em novembro as lojas do mundo terão em suas prateleiras a compilação com as melhores músicas da banda. You know... é a faixa extra. Ah, aqui na Inglaterra, o disco será lançado uns dias antes, em 28 de outubro.

Mas a grande novidade dessa semana é que o diário de Kurt Cobain vai pegar carona no lançamento do álbum e invadirá as livrarias gringas também no mês que vem. E os primeiros artigos e materiais promocionais já começaram a pipocar nos grandes veículos. A Newsweek desta semana deu capa para matéria sobre a banda e o livro, com direito a trechos exclusivos do diário. Na versão online, tem também depoimentos de Bono Vox (U2) e o vídeo da "nova" canção. E, boas notícias para quem mora em Londres ou tem amigos por aqui:

1. o jornal dominical The Observer das próximas três semanas também vai publicar trechos exclusivos da obra.

2. o semanário NME começou em seu site (www.nme.com) a votação para escolher a melhor música da banda. E a partir do dia 5 de novembro rola também na revista a "semana Nirvana", com direito a fotos, pôsteres, um guia para entender o diário e, claro, mais trechos exclusivos.

Se todo mundo realmente publicar só materiais exclusivos do diário, ninguém vai precisar comprar o dito :)

Nova York não é aqui, mas é como se fosse

Dia desses, juntei uns trocados, criei coragem e fui conferir o Cynthias Robotic Bar. O badalado club londrino foi descrito no guia do Metro (o jornal gratuito distribuído no metrô daqui) como "um dos lugares para ir se você quer ser visto".

Cheguei lá e a fila já tava grande. Depois de um tempão, finalmente abriram a porta e consegui entrar. Além dos ótimos djs (sim, no plural, pois a cada hora é um que toca) e galera descolada, o que me chamou mesmo a atenção foi ver o número de gente usando algo com motivos nova-iorquinos. Tinha boné do New York Yankees, moleton da NYU e, claro, a clássica camiseta com I (coração) NY. Com certeza esta invasão tem muito a ver com dois fatos:

1. os atentados de 11 de setembro.

2. Antes dos atentados, os Strokes já faziam sucesso por aqui e depois de tudo o que aconteceu, bandas como Yeah Yeah Yeahs e Liars são promessas de mais Rock’n Roll do bom vindo de lá pra cá.

Eu também amo NY! :).

London, City of God

Outubro é um mês ótimo para os cinéfilos do Rio e São Paulo, pois acontecem o Festival do Rio e a Mostra SP. Mas em novembro irei à desforra. De 6 a 21 vai rolar o 46º Festival de Cinema de Londres e muita coisa boa (e nova!) deve marcar presença aqui. Entre eles 8 Mile (a estréia do Eminem como ator), Punch-Drunk Love (novo filme de Paul Thomas Anderson, estrelado por Adam Sandler), Full Frontal (Steven Soderbergh volta a brincar de cinema independente, com Julia Roberts e David Duchovny no elenco) e Ken Park (Larry Clark pode ir além de Kids?).

Mas um dos filmes que vêm chamando muita atenção da mídia especializada (e que eu não quero perder por nada) é o brasileiro Cidade de Deus, que por aqui ganhou o título traduzido ao pé da letra: City of God. A revista Empire resumiu o filme como "a versão brasileira de O Poderoso Chefão". Não é só pelo nosso futebol que eles estão babando ;-)

Nas bancas

Se alguém quisesse ganhar uns trocados às minhas custas, era só apostar comigo quem estaria nas capas das revistas especializadas em filme no mês de outubro. Eu diria "Sinais (Signs, de M. Night Shyamalan) e Estrada para Perdição (Road to Perdition, de Sam Mendes)" sem pensar meia vez... e ia cair do cavalo feio.

A Total Film trouxe na capa uma foto do James Bond e um preview dos filmes que devem estourar até o fim do ano. Já a Empire estampava o Dragão Vermelho (Red Dragon, de Brett Ratner), devido a uma entrevista exclusiva com Sir Anthony Hopkins. Juro que não entendi... Tanto Sinais quanto Estrada são sensacionais e mereciam mais destaque.

Já nas edições deste mês, só deu Triplo X (XXX, de Rob Cohen). As capas de novembro devem ser disputadas entre Harry Potter e James Bond, mas dezembro, só vai dar O Senhor dos Anéis. Alguém quer bater uma aposta? :)

Iron Giant

Um ser extra-terrestre cai na Terra, mais precisamente numa cidadezinha americana. Os adultos acham que ele é um monstro assustador, perigosíssimo, uma ameaça a ser destruída. Uma criança acha que ele é o máximo, o animalzinho de estimação que sempre sonhou.

Não, não estamos falando de ET, mas sim de O gigante de ferro, filme de Brad Bird, o mesmo de Os Simpsons e O Crítico. O filme foi lançado sem grandes alardes, o que, por um lado, é uma injustiça. Por outro lado, é compatível com sua linha de conduta, sem super inovações, roteiros mirabolantes nem muita pretensão.

E é essa simplicidade que faz de O gigante de ferro um filme excepcional. Mas não só isso, obviamente. A animação é primorosa. Cativante, a história mostra a luta de Hogarth pra salvar "seu" robô gigante da mão de um neurótico agente do governo. Mostra ainda o dilema do robô em descobrir se é só mais uma arma ou se realmente tem alma. Sem falso moralismo, a resposta vem numa frase de Dean, um amigo do menino e do robô: "Você é o que escolhe ser."

Dean, aliás, tem sua voz dublada pelo ator Harry Conick Jr (Copycat). Outros famosos também emprestam suas vozes, como Jennifer Aniston (a Rachel de Friends), que faz a mãe de Hogarth e Vin Diesel (Velozes e Furiosos, Triplo X) que, logicamente, interpreta o robô.

Acredite se quiser...

Heidi Klum é uma modelo alemã que ficou famosa nas páginas do catálogo de lingerie Victoria Secrets e edições de biquinis da Sports Illustrated. Ah, ela fez umas pontas em Spin City também, como namorada do Michael J. Fox. Faz um mês mais ou menos, a revista masculina GQ fez um ensaio em que ela "reviveu" vários momentos famosos da história pop contemporânea, como o pôster do filme Beleza Americana, a pose de Madonna em Like a Virgin, Marilyn Monroe na capa da Playboy e fazendo "cover" da famosíssima Farrah Fawcett. Mas a melhor é uma em que ela aparece fantasiada de Jessica Rabbit, a mulher perfeita de Uma cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, de Robert Zemeckis - 1988). Se uma imagem vale mais do que mil palavras, apenas confira a imagem ao lado.

Beijos, abraços e até a próxima!

Mariana Della Barba e Marcelo Forlani, de Londres