Carmen Miranda está recebendo neste mês duas homenagens aos 50 anos de sua morte. A primeira é a exposição Carmem Miranda para Sempre, que está em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A outra é o lançamento de Carmen, biografia escrita por Ruy Castro (O anjo pornográfico, Estrela Solitária), que já está nas lojas.

Descrita na capa do livro como "a brasileira mais famosa do século XX", Carmen Miranda na verdade nasceu em uma aldeia portuguesa. Batizada Maria do Carmo, ela veio para o Rio de Janeiro em 1909, quando tinha apenas 10 meses. A biografia mostra a trajetória da Pequena Notável, passando inclusive pelo seu estrelato em Hollywood, quando chegou a ser a mulher mais bem paga dos Estados Unidos (e provavelmente do mundo).

Devido à atitude negativa do público brasileiro, que não aceitava seu sucesso no exterior, Carmen ficou 14 anos sem pisar por aqui. Mas quando morreu, em 5 de agosto de 1955, já tinha feito as pazes com o país e sua partida foi sofrida nos dois hemisférios. Nas ruas do Rio de Janeiro houve uma enorme comoção, com até 500 mil pessoas indo às ruas se despedir.

Carmem Miranda para Sempre é a maior exposição sobre a cantora de todos os tempos e em março, depois de uma temporada carioca, será transferida para São Paulo. Estão expostos 700 items relacionados à cantora e atriz, incluindo roupas, joalheria, discos antigos, revistas e fotos.

Já a biografia Carmen tem 600 páginas formato 16x23 cm e 32 páginas só de imagens. O preço está na média, 55 reais. Compre aqui.