Atenção: spoilers dos dois primeiros episódios do game abaixo.

Logo de início, Batman: The Telltale Series se distanciou das demais adaptações do herói para os videogames por sua predisposição a mostrar mais Bruce Wayne do que o Homem-Morcego. Em "Filhos de Arkham", o estúdio de Walking Dead surpreende com um escolhas ousadas para a história, mas, acima de tudo, parece mais interessado em criar uma mitologia própria para o Cavaleiro das Trevas.

Inspirando-se na Corte das Corujas de Scott Snyder, outra grande obra do Batman dos últimos anos, "Filhos de Arkham" busca questões conspiratórias no passado da famíla Wayne para aprofundar os mistérios de seu enredo. Continua aqui o gancho deixado pelo capítulo de estreia, apontando que o pai de Bruce, Thomas, tinha profundas raízes com o crime organizado da cidade e foi além, com eventos nefastos que envolvem Asilo Arkham.

Nessa busca pelo próprio passado, salta a atenção o modo como a Telltale desconstrói diversos personagens da trama, muitas vezes de forma surpreendente, especialmente quando estão mais ligados à infância de Bruce. Um dos resultados mais intrigantes está em Alfred. Nós já estamos acostumados a vê-lo como um fiel empregado dos Waynes, mas, ao ser confrontado pelo Homem-Morcego sobre o passado sombrio de seus pais, descobrimos que ele estava disposto a abandonar o emprego até o fatídico assassinato de Thomas e Martha.

De todos os personagens, entretanto, é a Mulher-Gato que se destaca. Em uma posição especial na trama, por ser a única além de Alfred a saber da identidade secreta do Batman, Selina Kyle passeia por todos os lados da história e, ao mesmo tempo, mantém-se independente, servindo bem ao propósito de múltiplas escolhas dos jogos da Telltale e agindo com uma imprevisbilidade que é acentuada pela bela atuação de Laura Bailey.

Em termos de mecânicas, o segundo episódio não se diferencia tanto do primeiro, novamente mantendo o foco em Bruce Wayne. repetindo as sequências de investigação - que recria a inevitável e batida cena em que os pais do protagonista são baleados - e de planejamento de um ataque, no qual o Homem-Morcego decide como vai derrotar cada um dos inimigos na sala.

O Cruzado Encapuzado continua a ser negligenciado, apesar de haver um segmento interessante no qual você pode visitar um local como civil, ou vestindo a roupa do herói. Mas, curiosamente, a melhor cena de ação do segundo episódio não é protagonizada pelo Batman, e sim por Bruce, em uma briga com gângsteres no bar favorito de Selina. Uma sequência em especial, na qual a câmera vai girando e alternando sua velocidade baseada no tempo de apertar o botão dos quick time events, é muito legal não só de assistir, mas também de jogar.

O final, entretanto, é o grande chamariz deste episódio 2 da saga do Batman. A Telltale normalmente costuma realizar grandes surpresas no encerramento de cada capítulo, mas aqui isto é levado a níveis surpreendentes, colocando, inclusive, o evento fatídico que coloca Harvey Dent no caminho de se tornar o Duas-Caras como uma das opções de escolha derradeiras do capítulo, entre outros eventos que alteram, de forma brusca, o estado das coisas na Gotham criada pelo estúdio.

Batman: The Telltale Series está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo foi testado em um PlayStation 4.

Nota do crítico