Nem todo conflito dentro do mundo de Assassin's Creed Origins terá o protagonista Bayek como peça central: de acordo Ashraf Ismail, diretor criativo do jogo, diferentes “gangues” de NPCs andarão constantemente pelas cidades e estradas do Egito Antigo, entrando em brigas quando encontrarem adversários.

"Existem várias facções diferentes no mundo e tenha em mente que essas facções realmente vivem no mundo", comentou Ismail ao Games Radar. "Estes são NPCs que têm um cronograma, que têm um objetivo, que se cruzam em caminhos – se eles forem inimigos, eles vão lutar, se eles forem aliados, eles se abraçarão. Então é realmente um mundo vivo”.

Entre as fações que já foram confirmadas no mundo de Origins estão os Rebeldes, que frequentemente serão aliados de Bayek; os Ptolomeus, que fazem parte da burocracia e governo egípcio; e os bandidos, que não exigem muita explicação, né?

Pelo que já é sabido, o jogador terá autonomia para entrar nas disputas entre as facções livremente, de forma semelhante ao que acontece em jogos como Grand Theft Auto e Assassin's Creed: Syndicate.

Assassin's Creed: Origins tem lançamento previsto para 27 de outubro no PlayStation 4, Xbox One (com melhorias no Xbox One X) e PC.