Anunciado oficialmente na semana passada, o iPhone X assustou um punhado de entusiastas da marca por conta de seu alto preço: US$ 999 pela versão de 64 GB, o equivalente a cerca de R$ 3.130 em conversão direta – sem considerar os impostos brasileiros, é claro.

Durante uma entrevista no Good Morning America (via 9to5Mac), Tim Cook, presidente da Apple, defendeu custo do dispositivo, afirmando que ele tem um “value price”, expressão em inglês que indica que um produto vale o que custa.

O comentário do executivo vem em resposta a uma pergunta de um espectador do programa, que julga o valor do smartphone estaria “fora do alcance” o americano médio.

Em sua defesa do produto, Cook resolveu ressaltar as novas tecnologias embarcadas no dispositivo, além de planos de operadoras de telefonia que poderão “amortizar” o custo do produto para usuários finais. 

A maioria das pessoas agora está pagando telefones por longos períodos de tempo. E muitas poucas pessoas pagarão o preço inicial [do iPhone X]”, afirmou Cook. “Além disso, a maior parte das pessoas revende seu telefone atual e reduz o preço ainda mais, e algumas operadoras até lançam subsídios e descontos”.