Apresentado originalmente durante o WWDC 2017, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 11, começa a ser disponibilizado oficialmente para dispositivos compatíveis nesta terça-feira (19). Veja abaixo as principais novidades trazidas pela atualização.

Siri e aprendizado de máquina

Na tentativa de melhorar sua competitividade contra os rivais Google Assistente, Amazon Alexa e Samsung Bixby, a Apple traz novas capacidades de aprendizado de máquina à assistente Siri com o novo iOS 11.

Reprodução

Na prática, além de garantir uma voz mais natural à Siri, a assistente passa agora a aprender mais com a navegação do usuário pelo dispositivo, relacionando suas interações com diferentes aplicativos para permitir interações mais assertivas.

Central de Controle renovada

O iOS 11 promete melhorar consideravelmente a Central de Controle de dispositivos da empresa, trazendo uma interface personalizável que dará acesso aos principais atalhos de sistema do dispositivo.

Reprodução

Entre os atalhos, estão o modo avião, Wi-Fi, Bluetooth, modo não perturbe, rotação automática da tela, espelhamento de tela, lanterna, relógio, músicas, brilho da tela, volume, calculadora, câmera e informações da bateria.

A nova versão da central de controle embarca ainda uma nova função do iOS 11: a captura de tela. A partir de agora, usuários terão a capacidade de gravar em vídeo tudo o que fazem com o dispositivo.

Além disso, a tela de desbloqueio também foi atualizada e permitirá acesso às notificações apenas com um movimento para cima, sem desbloquear o iPhone.

Nova App Store

Reprodução/Apple

Um dos pilares do sucesso da Apple e do iPhone, a loja de aplicativos App Store foi completamente redesenhada no iOS 11. A promessa a empresa é que as mudanças devem facilitar a busca por aplicativos. Uma nova sessão dedicada a jogos também será estreada.

Para desenvolvedores, a loja passará ainda a suportar o lançamento de apps em “fases”, o que deverá ajudar devs a não sobrecarregarem seus sistemas com o lançamento global de um app.

Não perturbe dirigindo

Como parte das atualizações do aplicativo Mapas, os dispositivos com o iOS 11 agora trazem o novo recurso “não perturbe” para direção. O aplicativo usará Wi-Fi e Bluetooth para entender exatamente quando o usuário está dirigindo um veículo para bloquear o acesso ao iPhone por questões segurança.

ARKit

Reprodução

Vale destacar ainda o novo kit de desenvolvimento para aplicações de realidade aumentada, apelidado de ARKit. Segundo a empresa, o sistema permitirá aos desenvolvedores trazer mais realismo para apps de realidade aumentada, fazendo com que objetos virtuais realmente pareçam "colocados" sobre superfícies reais, ao invés de apenas flutuarem no ar.

Uma das ferramentas que aproveitaram o novo kit de desenvolvimento logo de cara é a função Animoji, apresentada junto ao iPhone X, que permitirá o envio de emojis animados com as expressões do próprio usuário.

Novidades no iPad

Com a chegada do iOS 11, o iPad recebe uma boa quantidade de atualizações que prometem tirar proveito de seu display expansivo.

A principal novidade fica por conta do app Arquivos, que aproxima a interação do dispositivo a de uma máquina desktop, incluindo o gerenciamento de imagens, vídeos e outros arquivos através de pastas.

A nova função "clique e arraste" também ajuda nesse aspecto, permitindo que usuários compartilhem arquivos entre dois apps simultaneamente. O app Switcher também promete melhorar a interação com múltiplos apps para o usuário.

Apple Pay Cash: ainda não

Previsto para chegar em uma atualização ao iOS 11 e watchOS 4 no mês de outubro, o serviço Apple Pay Cash não chega juntamente com a nova versão do sistema operacional nesta terça-feira.

Similar ao Apple Pay, o Cash poderá ser utilizado para envio e recebimento de dinheiro através do aplicativo iMessage. O recurso também se aproveitará as novas capacidades de machine learning da Siri para identificar quando os usuário desejam realizar uma transação financeira com base no contexto de suas conversas.

Para quem chega?

Além, é claro, de chegar de fábrica nos novos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, o iOS 11 será compatível com uma lista ampla de dispositivos da Maçã. Veja abaixo:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE e iPhone 5S

  • iPad Air 1, iPad Air 2, iPad Pro (12,9 polegadas, 2015), iPad Pro (9,7 polegadas), iPad 2017, iPad Pro (10,5 polegadas) e iPad Pro (12,9 polegadas, 2017)

  • iPad mini 2, iPad mini 3 e iPad mini 4

  • iPod touch (sexta geração)

Como esperado, no entanto, a atualização do sistema operacional não chega para todos, o que tornará uma nova leva de dispositivos obsoletos. Nominalmente, o iPhone 5, iPhone 5C e o iPad de quarta geração não recebem o novo update, permanecendo limitados ao iOS 10.