A fabricante chinesa Xiaomi revelou seu primeiro smartphone com Android puro, o Xiaomi Mi A1, em um evento na manhã desta terça-feira (05), na Índia.

Em termos de hardware, o smartphone traz configurações idênticas às do Mi 5X – que deve ser lançado pela fabricante ainda neste mês – o que inclui inclui um processador Qualcomm Snapdragon 625, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno e display Full HD de 5,5 polegadas.

Na parte traseira, há uma dupla de câmeras de 12 megapixels com design similar ao do Mi 6 – e ao do iPhone 7, diga-se de passagem –, além de um leitor de digitais na parte central superior do smartphone. Por fim, a bateria é de 3.080 mAh.

Como seria esperado de um aparelho com Android Puro, ele traz a versão 7.1.2 Nougat do sistema operacional sem a customização MIUI 9 da Xiaomi. A empresa promete atualizá-lo com o novo Android 8.0 Oreo até o final deste ano.

Com indica o nome “A1”, o smartphone faz parte da linha Android One da Google, o que indica que o modelo será comercializado em mercados emergentes.

O Xiaomi Mi A1 terá versões nas cores dourada, rosa e preta e será vendido por ₹ 14,999 (o equivalente a R$ 730 em conversão direta). O smartphone será lançado em 37 países a partir do dia 12 de setembro – não há expectativas para seu lançamento no Brasil, no entanto.