Desde que a Nokia voltou ao mercado de smartphones, fãs da marca se perguntam quando a empresa lançaria um flagship de fato – já que, até agora, os três dispositivos (Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3) mostrados por ela não iam muito além da categoria intermediária.

Isso finalmente mudou nesta quarta-feira (16) com o anúncio oficial do aguardado Nokia 8, o primeiro smartphone premium da HMD Global – empresa finlandesa que detém os direitos da marca Nokia – e que promete ser uma boa alternativa para quem quer produzir conteúdo de vídeo por streaming.

Como já havia sido indicado por vazamentos anteriores, o smartphone chega com um display LCD quad HD de 5,3 polegadas, mas não adota a tendência das bordas reduzidas que tem sido vista em dispositivos premium atuais – apesar de trazer notificações always on. Por baixo do capô, o modelo vem com um processador Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. O Android é o 7.1.1 Nougat.

Mas tirando os aspectos burocráticos do hardware de lado, o smartphone traz uma série de funcionalidades que devem fazer dele uma ferramenta bastante útil para quem procura uma solução para transmissão de eventos ao vivo.

A começar pela câmera: na parte traseira, o Nokia 8 vem com um módulo duplo que traz dois sensores de 13 megapixel – incluindo uma câmera monocromática e lentes da empresa de tecnologias óticas Zeiss, revivendo oficialmente uma antiga parceria da Nokia. A câmera frontal também é de 13 megapixels.

Mas o aspecto mais interessante das câmeras ficam por conta de uma nova customização trazida pela finlandesa: o chamado modo “bothie”. Apesar do nome tosco, o modo ativa as câmeras traseiras e frontal ao mesmo tempo, permitindo streaming simultâneo das imagens em apps como Facebook e YouTube.

A função “bothie” combina com uma outra tecnologia embarcada no departamento de áudio do smartphone, a Ozo Audio. Utilizada normalmente em câmeras da Nokia para a captura de vídeos para ambientes de realidade virtual, o sistema permitirá que vídeos gravados venham com áudio 360 graus, aumentando a imersão do conteúdo para quem estiver com fones de ouvido.

O modelo começa a ser vendido na Europa a partir de setembro (via The Verge) e custará € 599 (cerca de R$ 2.200, em conversão direta). Serão quatro cores disponíveis: cobre, cinza, azul brilhante e azul fosco. Não há informações sobre a disponibilidade do smartphone em outros mercados.