Não é todo dia que o mercado de smartphones ganha um novo competidor desconhecido — ainda mais um competidor na categoria de topo de linha —, mas o novo Essential Phone, revelado nesta terça-feira (30) pelo The Verge, mal chegou e já promete ser um desafiante forte no setor premium.

Desenhado por Andy Rubin, um dos pais do sistema operacional Android, o smartphone é um projeto ambiciosos que traz um display quase sem bordas e um ecossistema de acessórios modulares.

Por baixo do capô, o Essential Phone será um dispositivo Android com processador Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Nos Estados Unidos ele sairá por US$ 699 (cerca de R$ 2.280 em conversão direta), um preço em linha com dispositivos como o Samsung Galaxy S8 e o iPhone 7, da Apple.

O principal destaque do smartphone fica por conta do seu belíssimo display, que vai de lateral a lateral do smartphone e até envolve a câmera de selfie do dispositivo, deixando apenas uma pequena área descoberta na parte de baixo. A construção do Essential será ultraresistente, em titânio e cerâmica e — por conta da proposta de trazer uma experiência minimalista — sequer conta com um logo traseiro.

Para diferenciar o Essential de outros pesos pesados da categoria premium, a empresa está apostando em um ecossistema de acessórios e módulos que poderão ser integrados ao dispositivo através de um conector metálico magnético.

Entre os acessórios já revelados, estão uma câmera 360 graus, uma doca de recarga de bateria, além dp Essential Home speaker e Ambient OS, que mostram as ambições de tornar o dispositivo um acessório para casas inteligentes. E vale destacar também: o Essential segue o mesmo caminho do iPhone 7 e não traz entrada para fones de ouvido — o que pode chatear algumas pessoas.

No departamento de câmeras , o Essential vem com um sistema duplo, mas que traz um sensor monocromático ao invés de duas câmeras normais. Assim como nos Huawei P9 e P10, a ideia é que o sensor ajude a câmera principal (de 13 megapixels) na captação e cores, combinando imagens para melhores fotos em luz baixa.  A câmera frontal, por sua vez, terá 8 megapixels e capacidade de capturar vídeos em 4K.

Mais detalhes do novo smartphone podem ser revelados hoje à noite, durante a Code Conference, onde Andy Rubin apresenta uma keynote própria que deve envolver o Essential.