Maior fabricante chinesa de smartphones, a Huawei ultrapassou oficialmente a Apple no número total de vendas de dispositivos móveis entre junho e julho deste ano, indica uma análise da consultoria Counterpoint Research.

Apesar de a própria empresa já ter indicado anteriormente que havia ultrapassado a Maçã, essa é a primeira vez que uma entidade independente registra o fenômeno. A liderança do ranking continua nas mãos da sul-coreana Samsung.

Apesar de impressionante, o crescimento da Huawei no setor de smartphones não é necessariamente uma surpresa: ainda que esteja de fora de mercados como o Brasil e Estados Unidos, a companhia tem investido pesado em pesquisa e desenvolvimento e marketing para ganhar espaço no mercado.

Reprodução/Counterpoint Research

É claro que o resultado não significa que a Apple tenha perdido o seu posto permanentemente – afinal, estamos agora na véspera do anúncio oficial dos novos iPhones, que acontece nesta terça-feira (12) e logo deve se traduzir em um aumento de vendas para a companhia assique que os novos modelos chegarem ao mercado.

Como também mostram os dados da própria consultoria, inclusive, o iPhone 7 e iPhone 7 Plus permanecem líderes da lista dos dez modelos mais vendidos no mundo, o que mostra a força que a empresa norte-americana tem no mercado. Modelos como o OPPO R11, OPPO A57, Samsung Galaxy S8, S8 Plus, J7 Prime e A5, o iPhone 6 e o Xiaomi Redmi Note 4X completam a lista dos de mais vendidos do mundo.

"Ainda que a Huawei tenha passado a ser a segunda maior marca do mundo em geral, é surpreendente ver nenhum dos seus modelos entrar no ranking", indicou Pavel Naiya, analista sênior da Counterpoint Research.