VALORANT: Divergência interna mina passagem de heat no MIBR

Ideia da organização é reintegrar o jogador, mas chances são baixas

Por Bruno Povoleri 17.05.2023 18H00

O afastamento de heat da line-up de VALORANT do MIBR completou uma semana na última quarta-feira (17). De lá pra cá, nenhuma informação extra sobre o caso foi revelada oficialmente pela organização - que já havia justificado ter sido uma medida temporária por conta de “alguns motivos pessoais”. O The Enemy, então, teve acesso a detalhes exclusivos a respeito da situação entre heat e MIBR e você pode conferir abaixo.

De antemão, é preciso contextualizar que, desde quando o MIBR ainda estava em preparação para a temporada no Brasil, já existiam problemas relacionados ao contraste de ideias dentro e fora de jogo entre heat e bzkA. A situação se agravou com a ida para os Estados Unidos.

Esta reportagem teve contato com pessoas próximas ao dia a dia profissional do jogador e do coach enquanto ambos estavam no Brasil. Todas elas foram unânimes em apontar que a discordância partia do ponto de que heat gostava de um estilo de jogo e uma rotina mais adaptável, enquanto bzkA tinha uma metodologia de trabalho bem definida e que contava com a colaboração coletiva.

Ainda em solo brasileiro, o The Enemy apurou que bzkA chegou a pedir para que a diretoria do MIBR interviesse em relação a isso. O pedido funcionou e heat aceitou as ideias implementadas pelo treinador. Assim, o MIBR viajou para a disputa do VCT Americas 2023 bem alinhado internamente. Só que o ambiente voltou a piorar a partir daí.

A boa atuação contra a LOUD na estreia e as duas vitórias seguintes contra KRÜ e NRG apenas atrasaram a explosão na relação entre heat e bzkA. Bastou a primeira sequência de resultados negativos para que o contraste de ideias voltasse à tona na equipe. 

O fato, por exemplo, foi escancarado no vlog divulgado pelo próprio MIBR após a derrota para a FURIA. Em um dos trechos do vídeo, bzkA cobra diretamente os jogadores - entre eles, heat - de infantilidade, indisciplina dentro de jogo e falta de dedicação fora do servidor.

Outro exemplo das informações apuradas pelo The Enemy foi que, no vlog seguinte, também divulgado pelo MIBR depois da derrota para a Cloud9, heat atesta a divergência de ideias no time. Nele, o jogador critica a necessidade de se basear apenas no método de plano de jogo. Na visão dele, o MIBR precisava “jogar o jogo” (confira no vídeo abaixo).

“Plano de jogo é bom, é o que a gente tem que fazer e eu concordo. Tá certo, tá ligado? Só que ao mesmo tempo a gente entra no jogo como se fizesse o plano de jogo ali e fosse ganhar só com o plano de jogo, e não jogar o jogo, afirmou heat.

Quatro dias depois dessa declaração, heat foi retirado do time titular do MIBR com a justificativa oficial de “problemas pessoais”. O The Enemy apurou que  a organização, por outro lado, optou por afastá-lo após elencar uma série de problemas em relação à convivência, à divergência de ideias e à atitude principalmente fora do servidor.

O clima se tornou tão insustentável que o próprio heat, inclusive, já tinha revelado a pessoas próximas que imaginava o afastamento há algumas semanas antes da oficialização da decisão. A ideia do MIBR, na verdade, foi “dar um tempo” para recuperar o jogador.

Algumas publicações nas redes sociais de companheiros e do próprio bzkA sugeriram que heat pode retornar ao time titular em um futuro próximo (veja abaixo). O The Enemy apurou que, apesar das chances serem baixas, a ideia da comissão técnica do MIBR é realmente reintegrá-lo para a disputa do Last Chance Qualifier (LCQ) das Américas, que acontecerá só daqui a dois meses - entre os dias 15 e 30 de julho.

Isso porque o próximo período de inscrição para equipes do VCT Americas será apenas após o Champions Los Angeles, o Mundial do jogo, marcado para acontecer entre os dias 6 e 26 de agosto deste ano. Ou seja, o MIBR não poderá inscrever um novo jogador para disputar o LCQ.

Procurado pelo The Enemy para emitir um posicionamento a respeito do assunto, o MIBR optou por não se manifestar.

LEIA MAIS

Ainda com TxoziN entre os titulares, o MIBR tem mais um jogo para cumprir tabela no VCT Americas, já que irá terminar na penúltima colocação independentemente dos resultados. A organização fecha a etapa regular do torneio contra a 100 Thieves, às 16h do próximo sábado (20).


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!