VCT Americas: Como é assistir ao campeonato presencialmente

Arena em Los Angeles entrega entretenimento e ativações para fãs; saiba tudo

Por Breno Deolindo 09.05.2023 19H30

A experiência dos fãs que compram ingressos para o VCT Americas 2023 não deixa a desejar em comparação com outros eventos presenciais feitos pela Riot Games. Quem se acostumou com rodadas e finais do CBLoL, ou teve a chance de assistir ao LOCK//IN, sabe que o padrão de entrega da empresa é alto quando o assunto é experiência de torcedor. Tive a oportunidade de assistir a duas rodadas da competição presencialmente, e contarei todos os detalhes nesse texto.

Chegando no endereço em Los Angeles, nos Estados Unidos, meu primeiro pensamento foi de que não havia uma grande multidão na porta, como eu esperava — e até faz sentido, afinal a arena abriga pouco mais de 400 fãs. Logo na entrada, entretanto, as marcas da Riot já se fazem presentes: duas barracas de venda de “merch” oficial do VCT: adesivos, pelúcias, cordões de crachá e outros itens podem ser adquiridos assim que você pisa na área externa.

Foto: Breno Deolindo/The Enemy

No mesmo lugar, uma tenda dedicada aos pôsteres que já viraram marca registrada das transmissões: equipada com canetas de várias cores e também com um pote cheio de adesivos com o logotipo do campeonato, o espaço é excelente para construir uma lembrancinha gratuita.

Após finalmente entrar no prédio, o torcedor é apresentado à arena e também à área de Arcade e cantina. A arena, como as fotos e vídeos deixam claro, é imponente: a estrutura surpreende mesmo quem já se acostumou com eventos similares no Brasil, principalmente pela imensa quantidade de telões no palco: uma única grande tela central mostra a partida em si, mas há também telas atrás de cada jogador, mostrando seu frag e Agente, e um telão de “fundo”, que mostra algumas animações de acordo com o que acontece no jogo.

A respeito da torcida, houve uma discrepância notável entre as duas rodadas que presenciei: no primeiro dia, LOUD e 100 Thieves se enfrentavam; em seguida, Leviatán e KRÜ fariam o dérbi latino-americano. A impressão inicial foi de que a torcida da 100T é bem apaixonada pelo time, comemorando a cada round e jogada — e até dando dicas para os jogadores em alguns poucos momentos.

O segundo jogo, entretanto, já foi mais morno. A plateia, que antes estava lotada, ficou com alguns lugares vazios e já não tinha a mesma empolgação; ainda assim, não é como se o local tivesse ficado vazio. Vários torcedores assistiram à partida.

Foto: Robert Paul/Riot Games

No dia seguinte, onde o único jogo era entre FURIA e NRG, a arena não ficou lotada em nenhum momento; era horário comercial de uma segunda-feira, afinal. Ainda assim, é possível cravar que a NRG não possui tanta identificação com o público. A empolgação era bem menor, e os gritos mais espaçados. A situação fica irônica ao perceber que o time é a base de um elenco vice-campeão mundial e campeão de Masters, enquanto a 100 Thieves nunca chegou a ter destaque que não fosse midiático.

Além dos jogos, há um espaço com vários computadores para quem desejar jogar uma partida de VALORANT ou até mesmo um dos outros títulos da Riot. A região chamada de Arcade é repleta de decorações ligadas aos jogos e conta com figuras de ação belíssimas de vários campeões do LoL. Quanto ao VALORANT, o destaque fica para o Bumba da Raze, que tem até uma tela para que seu “rosto” seja animado, e também para o modelo de Spike equipado com skins de faca.

Foto: Breno Deolindo/The Enemy

A ressalva acima do Arcade é que contas brasileiras não conseguem fazer login dentro do jogo, pela diferença de região. Infelizmente, fiquei apenas na vontade de testar a mira brasileira em cima dos jogadores norte-americanos.

Por fim, a cantina possui pratos temáticos do jogo. Atualmente, os itens são focados em Gekko, último Agente a ser lançado pela Riot. Os tamales, que já apareciam nos teasers do personagem como sua comida preferida, são o carro-chefe do combo principal, que acompanha pipoca, refrigerante e um brownie bem mais saboroso do que sua aparência indica.

Foto: Breno Deolindo/The Enemy

Em geral, a experiência do VCT Americas vale o ingresso e entrega bastante entretenimento. Acredito que o espaço ficaria ainda melhor com barracas dos times que jogarão naquele dia. Em fotos das primeiras rodadas, é possível ver que elas estavam ali, vendendo itens específicos de cada equipe, mas durante os dois dias em que visitei a arena, somente os produtos da Riot estavam disponíveis.

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O VCT Americas já está em sua reta final e tem a LOUD como líder absoluta; invicta com 7 vitórias, a equipe brasileira já está classificada para os playoffs, mas as outras cinco vagas ainda estão em disputa. O panorama completo será definido em 20 de maio, quando acontece a última rodada da fase de pontos; os playoffs, por sua vez, começam em 23 de maio e a grande final está marcada para o dia 28 do mesmo mês.


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