Por que aquela cena de Uncharted 4 é mais do que um simples easter egg
Como uma cena simples representa um bom passo para contar histórias sobre o meio
ATENÇÃO: Spoilers de Uncharted 4 a seguir. Leia por sua conta e risco.
Quantas vezes você já viu, durante um filme, um personagem assistindo outro filme? Esse tipo de cena é comum por diversos motivos: primeiro, porque ir ao cinema é um programa socialmente popular há décadas e, segundo, porque o próprio cinema tem uma história que permite esse tipo de autorreferência, até mesmo no próprio roteiro (lembre-se de Deadpool ou de uma certa fase do Homem-Aranha em Capitão América: Guerra Civil, por exemplo).
Mais do que fazer mais uma comparação entre jogos e filmes, o parágrafo acima serve para exemplificar que esse tipo de metalinguagem, tão corriqueira no cinema, é rara entre os games - algo compreensível, já que um meio é muito mais velho do que o outro. Entretanto, se havia uma forma correta de introduzir esse tipo de cena nos jogos, Uncharted 4: A Thief's End o fez da melhor forma possível.
A essa altura, você já deve saber qual cena é. Se você não sabe ou não viu, confira abaixo:
A sequência na qual Drake e Elena, aposentados de aventuras e vivendo uma vida comum, disputam a lavagem de louça de um jantar qualquer com uma partida de Crash Bandicoot, foi comentada ostensivamente na internet na semana passada, quando Uncharted 4 chegou às lojas.
Mais do que fazer referência a um de seus clássicos (e a um dos mascotes mais queridos dos fãs), a Naughty Dog conseguiu mostrar que, apesar de não terem a mesma idade do cinema, os games já conseguiram chegar a um ponto de maturidade no qual títulos com 20 anos de idade como esse podem ser referenciados e reconhecidos.
E o mais legal dessa cena é que ela vai funciona justamente porque há muita gente que lembra e tem boas lembranças de Crash, como também há gente que nunca ouviu falar dele. Isso é evidenciado pelos dois personagens da sequência - Elena, representando os que foram tocados em sua memória afetiva, e Drake, que não viveu esse tempo, em um diálogo que representa perfeitamente o que aconteceria se esses dois tipos de público se juntassem para jogar o clássico do primeiro PlayStation.
E você? O que achou dessa cena de Uncharted 4? Deixe sua opinião nos comentários.