À primeira vista, Kakariko Village é um lugar agradável. O vilarejo fundado pelos Sheikah em Zelda Ocarina of Time é formado por pessoas boas e carismáticas, que levam uma vida pacata lidando com seus afazeres. Porém, esta impressão é contraditada caso o jogador visite o local após o anoitecer.
Logo na entrada da vila está o NPC conhecido como “filho do mestre artesão” – ou Grog, como o chamamos em Majora’s Mask. A aparência do jovem pode até ser intimidante, mas pedimos que, por favor, não o ignore.
A figura encosta seu corpo pálido e cadavérico em uma árvore solitária no portão da cidade. Sentado sob uma caixa, que provavelmente guarda seus pertences, ele usa um visual punk formado por uma calça amarela, botas de cano alto e pulseiras de cor preta.
Imóvel, Grog encara seus pés. A quietude do personagem é capaz de deixar qualquer um relutante em passar perto, quem diga se aproximar. Caso corra esse risco, o jogador é surpreendido por um jovem totalmente indefeso e bastante melancólico.
“As pessoas são repugnantes”, diz Grog ao encarar Link com seus olhos sem vida. “Até meu pai e minha mãe são repugnantes. Você deve ser repugnante também!”
Estranhamente, Grog é a única pessoa nas ruas de Kakariko Village ao anoitecer. É como se o jovem preferisse a quietude da noite, longe dos olhares de outros aldeões. Também é totalmente possível, porém, que sua solidão seja resultado de uma exclusão forçada da convivência social.
De fato, parece que as pessoas não gostam de ficar perto de Grog. Basta uma conversa com o mestre artesão para confirmar sua repugnância pelo filho.
“Os jovens de hoje em dia não têm ambição”, reclama o homem aos berros. “Meus trabalhadores estão correndo sem rumo pela aldeia, sem fazer qualquer progresso. Até o meu próprio filho não tem um emprego e só anda por aí o dia todo. São todos uns inúteis, eu lhe digo!”
Infelizmente, não há muito o que possamos fazer pelo jovem neste período e, quando Link viaja sete anos no futuro, percebemos que Grog não está mais em Kakariko Village.
A primeira notícia que o jogador tem de Grog vem de sua irmã, a garota de cabelos ruivos que cuida dos Cuccos da cidade. Após despertar Talon em uma das casas do vilarejo, a jovem entrega uma galinha de cor azul para Link.
"O nome dele é Cojiro e ele costumava ser o Cucco do meu irmão”, conta a garota. “Desde que meu irmão desapareceu, é estranho…o Cojiro parou de cacarejar”.
Após recebermos Cojiro como item, a jovem finaliza tristonha: “Meu irmão deve ter sido muito solitário…”
Não demora para o paradeiro de Grog deixar de ser um mistério. A caminho do Forest Temple, encontramos o jovem encostado na clareira localizada à esquerda da entrada de Lost Woods.
Ocupando o local onde Skull Kid se encontrava no passado, Grog mantém a sua costumeira pose de desânimo. Mas isso muda caso o jogador mostre Cojiro para ele.
“Cojiro? Por quê?”, exclama o jovem ao esticar as mãos trêmulas em direção ao velho amigo. “Normalmente apenas um cara legal como eu é capaz de domesticá-lo, o que significa…"
“Você…você deve ser um cara legal! Deve ser! Por favor, senhor cara legal! Entregue isso para a bruxa da loja de poções em Kakariko Village!”, diz Grog, entregando o Odd Mushroom para Link.
O filho do mestre artesão faz parte da missão necessária para conseguir a Biggoron Sword. Completar a side quest envolve entregar uma série de itens de tempo limitado por Hyrule. Sendo assim, o jogador se apressa para a loja de poções de Kakariko Village.
Uma senhora de rosto longo e corpo curvado se encontra atrás do balcão da loja de poções. Ela acaricia um felino que, curiosamente, parece ser um filhote de tigre.
A bruxa transforma o cogumelo em uma poção, a qual pede que seja entregue para seu neto. “Aquele vagabundo! Ele tinha que ir para a floresta…”, reclama a velha. “Se ver aquele tolo, entregue isso para ele. É o remédio mais forte que já fiz. Contudo, esta opção não funcionará em um monstro…”
Fica claro, então, que Grog provavelmente sofre de alguma doença séria. Considerando esta hipotese, a condição estaria entre as tristezas que o paralisava. Em algum momento, o jovem parece ter reencontrado a determinação e partiu para Lost Woods em busca de uma cura.
É uma pena que não chegamos a tempo. Não encontramos Grog ao retornar à clareira, mas sim uma das amigas da infância de Link: Fado, dos Kokiri.
A garota explica que é perigoso passar tempo demais em Lost Woods, pois é possível se perder e se transformar em um monstro.
“Aquele cara não está mais aqui. Aqueles que entram na floresta se perdem. Todos se tornam Stalfos e, por isso, ele não está mais aqui”, conta a Kokiri, seguido de uma risada macabra.
Grog é um dos personagens ausentes dos créditos de Ocarina of Time, o que só fortalece a suspeita de que o jovem, de fato, não sobreviveu para ver o reino superar a era das trevas.
O filho do mestre artesão de Kakariko Village é com certeza o NPC mais enigmático do jogo, e muitos jogadores o acham assustador. Há muitas lacunas na história do personagem – não sabemos, por exemplo, o real motivo dele ser tão solitário.
É inegável, contudo, que ele sofreu ostracismo social. Um jovem de aparência peculiar que era considerado um inválido pela sociedade.
Sendo assim, pedimos novamente: por favor, não o ignore. Link é o único que, de fato, se importa o suficiente para ir atrás de Grog. Proporcionar um último reencontro feliz do NPC com seu velho amigo Cojiro é uma satisfação que você não deve deixar passar.
LEIA MAIS
- Zelda vira filme sombrio dos anos 80 em imagens criadas por IA
- Zelda Ocarina: A verdade assombrosa por trás do Shadow Temple
- O mistério de Zelda Ocarina of Time que durou anos
The Legend of Zelda: Ocarina of Time está disponível no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. O clássico de Nintendo 64 também possui um remake, mas ele está disponível apenas para 3DS.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!