Zelda Ocarina of Time: O mistério que durou anos

Afinal, o rumor era verdade?

Por Helena Nogueira 08.08.2022 11H30

Talvez nem todos os jogadores se lembram disso, mas The Legend of Zelda: Ocarina of Time protagonizou um dos maiores boatos da história dos games. Um mistério específico sobre o clássico de Nintendo 64 durou anos. Trata-se de um rumor que causou muito burburinho nos corredores da escola e que se alastrou nos fóruns de Zelda na internet.

Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

Mas, afinal, é verdade? É possível adquirir a Triforce em Ocarina of Time? 

Tudo começou na Spaceworld de 1996, quando a Nintendo revelou um dos primeiros trailers de gameplay de Ocarina of Time. No vídeo, Link abre um baú em uma sala repleta de ladrilhos azuis e, de dentro dele, sai a Triforce iluminada por uma luz amarela ofuscante. 

Em Zelda, a Triforce é o poder supremo, deixado para trás pelas deusas após terminarem a criação do mundo. Ao mesmo tempo, ela é um tesouro proibido protegido pela família real que deve ser mantido longe de mãos maliciosas, visto que, com um único toque, aqueles de mau coração podem desejar o fim do mundo. 

A poderosa relíquia sempre esteve presente de uma forma ou outra nos jogos da franquia. Nos primeiros jogos, em especial, a Triforce é um objeto usado por Link para deter Ganon. 

Reprodução: Nintendo

Sendo assim, ainda mais depois das imagens mostradas pela Nintendo, os fãs aguardavam ansiosos pela chegada da transição da franquia para o 3D, de forma a confirmar se Link teria contato com a Triforce no jogo. 

Reprodução: Ariana Almandoz/Hyrule: TheLegend of Zelda

Foi então que uma jogadora deu asas ao rumor. No fórum do site Hyrule: The Legend of Zelda, um dos principais locais na internet no final da década de 1990 para se discutir a série, a jogadora Ariana Almandoz disse que havia encontrado a relíquia dourada em Ocarina of Time. 

Reprodução: Ariana Almandoz/Hyrule: TheLegend of Zelda

Inicialmente, Ariana disse apenas que havia encontrado a Triforce, mas só conseguiu comprovar isso um mês depois, quando publicou uma imagem de Link criança parado na frente do objeto. Ao fundo, é possível ver Auru, o sábio da Luz. Em outras imagens, a jogadora ilustrou o suposto passo a passo para chegar ao artefato, com Link tocando uma nova música chamada “Overture of the Sages” e chegando ao misterioso Temple of Light. 

Passado certo tempo, a jogadora admitiu que as imagens eram falsas – mas isso não impediu o completo estado de histeria da comunidade diante da possibilidade. Os rumores começaram a brotar como ervas daninhas. Alguns diziam que era preciso zerar o jogo sem morrer para conseguí-la. Outros, que era preciso chegar a dungeon ultra-secreta localizada no céu. Havia até mesmo quem compartilhava passo a passos totalmente aleatórios e sem sentido para chegar até o artefato dourado. 

Um dos mais insanos pedia que os jogadores explodissem duas bombas no meio de Hyrule Field. Depois, bastava sair correndo Death Mountain acima, chegar até a cratera do vulcão, tocar Zelda’s Lullaby, descer a montanha com a ajuda da coruja Kaepora Gaebora, entrar na casa de Dampé no cemitério em Kakariko Village, ler no seu diário que ele “saiu para pescar” e, enfim, pescar dois peixes nas margens de Lake Hylia. Caso seguisse os passos corretamente, o jogador receberia a Triforce de uma fada azul no meio de Hyrule Castle Town. 

Reprodução: Nintendo

Insano, não? Para a surpresa de poucos, esse foi um resultado que ninguém nunca conseguiu reproduzir. 

Os jogadores chegaram a questionar diretamente o editor do site oficial de Zelda da Nintendo of America, mantido na época do 64. Em resposta, o editor admitiu que ele mesmo consultou um tradutor que trabalhou na localização do título para as Américas. O tradutor, contudo, disse que não traduziu uma frase sequer de Link encontrando a relíquia em Ocarina of Time.

Reprodução: Hyrule: The Legend of Zelda

Passados quase 25 anos desde o lançamento do clássico, hoje os jogadores já têm as ferramentas necessárias para investigar todos os arquivos do jogo. Infelizmente, a resposta frustra a imaginação dos fãs: Não, não é possível encontrar a Triforce em Ocarina of Time, e não há nada que sugira isso na build final do game. 

Contudo, não há como descartar a possibilidade de que a Nintendo tenha considerado incluir a relíquia como um item durante o desenvolvimento, algo evidenciado pelo trailer de 1996. Ainda que não seja realidade no jogo final, esse é, com certeza, um dos casos de histeria mais divertidos da história dos games.