Zelda: A lenda da fita amaldiçoada de Majora’s Mask

Você dificilmente verá o jogo da mesma forma após conhecer Ben Drowned

Por Helena Nogueira 06.11.2022 20H00

The Legend of Zelda: Majora’s Mask é, por si só, um jogo assustador. Para salvar Termina, Link se depara com a morte, luto e depressão diante do fim iminente. Contudo, o clássico fica ainda mais macabro com a lenda urbana conhecida como “Ben drowned” (“Ben afogado”, em tradução livre), que conta a história de uma fita amaldiçoada. 

A creepypasta — ou história de terror criada na Internet — data de 2010 e foi escrita por um usuário que se identifica por Matt e usa o nickname “Jadusable”. No relato, o fã conta que conseguiu uma fita de Majora’s Mask em uma venda de garagem. 

Reprodução: Nintendo

O cartucho não possuía rótulo, sendo identificado apenas pela palavra “Majora” escrita com caneta permanente no verso, e foi entregue ao jogador por, em suas palavras, “um velho de aparência desagradável”. 

Ao ligar seu Nintendo 64, Jadusable percebeu que já havia um arquivo salvo com o nome “BEN”. Com um novo arquivo de salvamento, o jogo supostamente rodou bem, exceto problemas com texturas e NPCs às vezes se referindo ao jogador como “Ben”. Foi então que algo inesperado aconteceu. 

Reprodução: Jadusable/YouTube

Ao tentar realizar o “Glitch do 4º dia” – truque em que é possível forçar um erro e estender o ciclo temporal do game para um dia extra –, o fã conta que foi transportado inesperadamente para a sala de batalha contra Majora, em que Skull Kid teria acompanhado o jogador com o olhar. 

O relato continua para uma sequência de acontecimentos bizarras e macabras dentro do jogo, com Clock Town desabitada, Link fazendo animações anormais, flashes e músicas distorcidas. Em certo ponto, o jogador decide se esconder na sala ao fundo do Swordmaster’s Dojo, até ser encurralado pela estátua de Link criada pela Elegy of Emptiness. 

Reprodução: Jadusable/YouTube

Em Majora’s Mask, Elegy of Emptiness é a última música aprendida por Link. Seu poder especial é criar uma réplica´de madeira idêntica ao protagonista – e, mesmo no jogo original, a estátua de Link causa desconforto considerável com seu olhar vazio e meio sorriso.  

Na creepypasta, a estátua horripilante inicia uma perseguição ao jogador e, ao alcançá-lo, a cena muda para o encontro com Skull Kid no topo da Clock Tower. Com um poder explosivo não visto no game original, o vilão inimigo mata Link, deixando-o deitado no chão. 

Reprodução: Jadusable/YouTube

Após a mesma sequência se repetir diversas vezes, a famosa frase de Happy Mask Salesman aparece na tela: “You’ve met with a terrible fate, haven’t you?” (“Você encontrou um destino terrível, não é mesmo?”, em tradução livre). 

Subitamente reinicia e revela que um novo arquivo de jogo foi criado misteriosamente: “YOUR TURN” (“sua vez”). Após reiniciar o console, Jabusable teria se deparado com o retorno do save “BEN”. 

Em outro trecho do longo relato, Jabusable alega ter sido transportado pelo jogo para Great Bay. Como Zora Link, o jogador mergulha no oceano na direção apontada por uma Epona inquieta e, no fundo do mar, ele reencontra a macabra estátua de madeira mais uma vez. 

Reprodução: Nintendo

Após ouvir um efeito sonoro de magia, o Zora faz uma animação estranha, como se estivesse se afogando, e cai sem vida na frente da estátua. O jogo então reinicia sozinho, revelando mais um save macabro – este, nomeado como “DROWNED” (“afogado”). 

A creepypasta é realmente detalhada – e inclui até mesmo uma troca de mensagens entre o jogador e o suposto fantasma do garoto Ben. 

Por mais que, no fim, se trate apenas de um fã dedicado que construiu um relato bem elaborado e hackeou o game para gravar os vídeos, a história é tão convincente que torna quase impossível não ter medo de tocar Elegy of Emptiness e encarar a estátua de Link ao jogar Majora’s Mask.

Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Majora’s Mask está incluso no Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.