Zelda: Conheça Brigo, o melhor NPC de BOTW

Você pode ter perdido o melhor diálogo do jogo

Por Helena Nogueira 24.02.2023 09H00

O mundo de Zelda Breath of the Wild é formado por sobreviventes. Afinal, 100 anos antes da história, Hyrule passou por uma Calamidade que dizimou parte considerável da população. Ainda assim, é comum encontrar viajantes e comerciantes ao longo das estradas – e há um deles que se destaca. 

O personagem em questão é Brigo, que facilmente pode ser classificado como o melhor NPC do jogo. 

Reprodução: Nintendo

Onde encontrar Brigo

Você deve se lembrar de Brigo – é ele que vigia a Proxim Bridge, a ponte que atravessa o Hylia River, localizado entre as regiões de Hyrule Field e West Necluda.

Reprodução: Nintendo

Interagir normalmente com o guarda resultará em uma conversa sobre como Brigo está cansado de ter apenas si mesmo para conversar, agradecendo a companhia de Link. 

Ele questiona Link sobre o aparecimento repentino das Sheikah Towers – que, para ele, são indícios do fim do mundo. 

Reprodução: Nintendo

De fato, o personagem parece estar desperançoso pois, antes de interagir com ele, Brigo murmura para si mesmo: “Este é o nosso fim”. 

Caso continue conversando com ele, o vigia joga conversa fora e conta que conseguiu sobreviver a um ataque de Guardian. O NPC também dá direções ao jogador, caso peça. 

Reprodução: Nintendo

Mas há um diálogo secreto de Brigo que muitos podem ter perdido. 

Diálogo secreto

Jogadores descobriram que, caso Link tente pular da ponte, Brigo tenta convencê-lo a mudar de ideia. 

Reprodução: Nintendo

“Espere um minuto! Por favor, pense sobre o que está fazendo!”, exclama Brigo em uma caixa de diálogo que impede o jogador de pular. 

“Sou jovem e você é mais ainda. Tenho dado o meu máximo e tenho a impressão que você vai dar ainda mais de si neste mundo. O que sinto ao olhar no seu rosto… Não sei, talvez eu esteja louco. Agora se acalme e desça daí”.

Reprodução: Nintendo

“Você está bem. Não seja tão descuidado”, diz Brigo caso o jogador tente pular de novo. “Há o suficiente de coisas a se aproveitar no mundo para que arrisque sua vida!”

“Você não irá mudar o mundo ao pular descuidadamente para o seu fim, sabia?”, questiona o vigia em uma terceira opção de diálogo. “Isso faria apenas uma coisa, que é…me deixar louco! Sério, pense no choque que eu sentiria ao presenciar algo assim! ”

Reprodução: Nintendo

Ao descer da beirada da ponte, o NPC agradece por ter reconsiderado e oferece apoio a Link.  

“Cara, não faça isso de novo, ok?”, respira aliviado. “Você quase me deu um ataque do coração, sério! Fico aqui para conversar um pouco contigo, se quiser”.

Reprodução: Nintendo

Brigo demonstra simpatia mais uma vez ao se despedir do jogador: “Até mais. Vamos desejar boa sorte um ao outro, ok? Vamos precisar”.

Uma adição surpreendente

Reprodução: Nintendo

Próximo ao lançamento do jogo, em 2017, a descoberta dessa interação se tornou viral, e não a toa (via Polygon). 

Além de ser uma interação bastante escondida, o fato que ela foi incluída no jogo final representa bastante sensibilidade do time de desenvolvimento. 

Afinal, mesmo que breve, a interação é bastante impactante e cumpre bem o seu propósito: conscientizar os jogadores sobre a importância dos cuidados à saúde mental e a prevenção do suicídio.

Caso precise de apoio ou conheça alguém que tenha pensamentos suicídas, o Centro de Valorização da Vida oferece atendimento emocional de forma gratuita por meio do telefone 188. Também é possível entrar em contato por email, chat e voip – saiba mais informações

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Breath of the Wild está disponível para Nintendo Switch e WiiU.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!