Afinal, o Mario é italiano ou não?
Investigamos a origem do encanador mais famoso dos games
Um senso comum entre os jogadores é que o Mario é original da Itália. Ainda mais com o sotaque conferido por seu dublador nos games, Charles Martinet, e interjeições como “Mamma Mia!” e “Ravioli”, é difícil imaginar que o encanador mais famoso dos games tenha outra nacionalidade. Contudo, isso não é muito bem verdade.
O fato é que a real origem do personagem é motivo de debate a anos – e, pelo jeito, teremos uma resposta oficial em breve. Isso porque, no teaser do filme de Super Mario Bros, o encanador pergunta ao primeiro avistar o Reino dos Cogumelos: “Que lugar é esse”? Com isso, supõe-se que ele veio de outro lugar.
Mas que lugar seria esse? Afinal, de onde é o Mario?
Para encontrar as possíveis origens do mascote da Nintendo, é necessário voltar no tempo. Mario foi criado pelo lendário game designer Shigeru Miyamoto, que usou Popeye como inspiração para criar o encanador que precisa salvar Paulina das garras de um gorila raivoso em Donkey Kong, de 1991.
Um guia de personagens publicado pela Nintendo em 1991 classifica Mario como um “Homo nintendonus” – o que indica que ele não necessariamente é humano (via ResetEra). Ainda sim, pelo que tudo indica, o encanador cresceu e viveu entre humanos.
Parte dos fãs deve se lembrar que, nos desenhos animados Super Mario Bros. Super Show! e The Adventures of Super Mario Bros. 3, da DiC Cartoons, Mario e seu irmão Luigi são encanadores do Brooklyn, em Nova York, Estados Unidos.
Contudo, é possível que nem todos saibam que a raízes de Mario no bairro de Nova York remetem primariamente dos games. A primeira vez que o personagem foi associado ao Brooklyn aconteceu em Mario’s Time Machine, de 1993.
O jogo educacional, lançado originalmente para MS-DOS mas que chegou posteriormente para NES e SNES, acompanhava Mario em uma jornada pelo tempo e espaço. Usando uma máquina do tempo, o encanador visita os Estados Unidos na era colonial, a Grécia Antiga e mais.
Em determinado ponto, um imperador chinês pergunta para Mario de onde ele é. Em resposta, o encanador confirma que é original do Brooklyn.
Um contraponto importante, porém, é que não se sabe ao certo se essa informação é canônica ou não. Mario’s Time Machine foi desenvolvido pela Software Toolworks e Radical Entertainment – a Nintendo ficou responsável apenas pelo licenciamento dos personagens. Sendo assim, Miyamoto e seu time não estiveram envolvidos na produção.
Ainda sim, a publisher japonesa não apenas aceitou a parceria, como aprovou o lançamento para seus consoles de mesa. Dessa forma, é difícil imaginar que a Nintendo tenha simplesmente ignorado a definição da origem de seu principal mascote antes de dar o sinal verde para a publicação, não é mesmo?
Outra possível origem de Mario levantada pelos fãs é New Donk City, de Super Mario Odyssey.
A cidade do jogo não apenas lembra Nova York, repleta de arranha-céus e habitada por seres humanos de terno, como tem Paulina como prefeita – o que conecta a cidade diretamente com as origens do encanador no Donkey Kong de Arcade.
Sendo uma referência clara à Nova York, seria válido e divertido se o filme da Illumination e Nintendo comprove que o Mario é original de New Donk City.
As raízes do personagem como um encanador do Brookly de família italiana, além disso, faria sentido com o sotaque que o ator Chris Pratt escolheu para interpretar o personagem.
LEIA MAIS
- Visual de Peach no filme do Mario vaza em publicidade
- Super Mario World: Mario é um assassino em hack assustador
- Esse “remake” de Super Mario Bros. com Chris Pratt vai te dar pesadelos
O filme do Mario — no título original, The Super Mario Bros. Movie — estreia em 30 de março de 2023 nos cinemas brasileiros.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.