Mario sem bumbum? As polêmicas sobre o corpo do mascote da Nintendo
Por que só agora notaram quão retas são as nádegas do encanador?
Atenção: O conteúdo do artigo abaixo pode ser considerado para maiores de idade ou inapropriado para o ambiente de trabalho (NSFW).
Se você usa redes sociais, deve ter reparado que uma das discussões em alta nesta terça-feira (4) envolve o bumbum do Mario – ou melhor, a ausência dele. A polêmica teve início nesta manhã, quando a Nintendo divulgou o primeiro pôster do filme de Super Mario Bros. com a Illumination.
Há muito o que ser visto na imagem. De costas, Mario contempla o Reino do Cogumelo, formado pelo Castelo da Peach sob montanhas elevadas, ilhas flutuantes no céu e um mercado lotado por Toads de diversas cores.
Contudo, você provavelmente notou algo estranho na imagem quando a viu pela primeira vez, não é? Isso porque, estranhamente, mesmo diante de tantos elementos, o traseiro do herói é uma das primeiras coisas que chamam a atenção.
Diferente das montanhas ao fundo, as nádegas do herói são praticamente uma planície. Pior, parece que isso fica ainda mais evidente com a demarcação do jeans do macacão e pela iluminação sob o tecido.
Curiosamente, ao comparar o bumbum de Mario em jogos passados, comprova-se o motivo por trás do estranhamento com o traseiro do encanador.
Historicamente, nota-se que não havia qualquer trabalho de definição por parte do time de desenvolvimento na parte de trás do macacão. Por muito tempo, a bunda de Mario foi apenas uma massa azul poligonal sem formato. É o caso de Super Mario 64 e Super Mario Galaxy, por exemplo.
Já em Super Mario Odyssey, certa demarcação aparece na calça. Ainda sim, o traseiro achatado do personagem não deve ter lhe chamado a atenção até agora, certo? Isso porque o jeans possui apenas uma costura, responsável por dividir as costas do herói ao meio.
No filme da Illumination, porém, o caso é outro. O macacão aparece com uma nova linha de costura horizontal na altura da cintura, a qual, junto com a linha vertical, delimita (até mais do que gostaríamos) as nádegas do protagonista.
Ainda mais com a ausência de bolsos de trás, é difícil não notar o estranho formato. E, diante de quão apertadas essas calças parecem estar, uma coisa é certeza: não deve ser uma roupa confortável de se usar, ainda mais para salvar o reino.
Ao analisarmos friamente, percebe-se que, justamente por se tratar de um dos mascotes mais famosos dos games, é nos momentos em que a anatomia de Mario fica em amostra que as polêmicas surgem.
Em retrospectiva, você deve se lembrar do fascínio generalizado com os mamilos do Mario em 2017. Isso porque, com a chegada de Odyssey, o mundo viu o herói sem camisa pela primeira vez – quer dizer, ele já havia mostrado os mamilos em uma imagem de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, mas foi apenas com o game de Switch que a descoberta chegou a um público mais amplo.
O Mario de Odyssey foi protagonista de outra polêmica anatômica: ao mesmo tempo em que seus mamilos ficam à mostra, o umbigo do herói não pode ser visto em lugar algum.
Quando questionado sobre a bizarra composição anatômica da bariga do personagem, Yoshiaki Koizumi, atual produtor da série, reagiu com certa surpresa.
"Para ser perfeitamente honesto, não esperava que isso fosse um tópico entre os fãs", disse o desenvolvedor em um vídeo no canal da Nintendo. "Quando ouvi falar que as pessoas estavam falando tanto sobre a barriga de Mario, comecei a pensar se devemos revisar o tópico do ponto de vista do design".
De fato, a revisão veio alguns anos depois, e ela se provou mais assombrosa. Com uma imagem divulgada nas redes sociais da Nintendo em 2020, o encanador perdeu seus polêmicos mamilos. Note que, novamente, o umbigo se mostra ausente.
LEIA MAIS
- Esse “remake” de Super Mario Bros. com Chris Pratt vai te dar pesadelos
- Produtor de Super Mario Odyssey fala sobre polêmica envolvendo umbigo do protagonista
- Super Mario Odyssey acerta no que quase todo jogo erra
O que, afinal, acontece com a anatomia de Mario? Por que ela está em constante mudança? Talvez nunca tenhamos respostas para esses questionamentos – e provavelmente é melhor que seja assim. Porém, fica o questionamento do por quê a Illumination não forneceu roupas mais confortáveis para o protagonista.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.