Vale tudo? Campeão de Street Fighter usa fita métrica para competir em torneio
Tokido revelou sua nova técnica secreta nos eSports: a distância perfeita da tela
O campeão do EVO 2017 de Street Fighter V, Hajime "Tokido" Taniguchi, compartilhou nesse final de semana uma nova técnica desenvolvida depois de anos e mais anos treinando e participando de campeonatos. Para realizá-la, você só precisa de uma fita métrica para calcular a distância ideal dos seus olhos para a tela da televisão.
Se você acha que tudo isso é brincadeira, saiba que um dos deuses japoneses do Street Fighter fez exatamente isso durante o evento TWFighter Major 2017, realizado no Taiwan no último sábado (7) e domingo (8) e válido para o ranking oficial da Capcom Pro Tour. Antes de algumas partidas, Tokido apareceu na transmissão com uma fita medindo realmente a distância do seu rosto para a telinha à sua frente.
Confira esse momento no vídeo logo abaixo.
A precisão na hora de jogar não é muito comum entre os jogadores de eSports, mas algumas lendas de StarCraft já apareceram medindo a distância de equipamentos na mesa para a máxima precisão dos seus movimentos. Medidas assim são tomadas para o conforto dos jogadores em torneios longos, principalmente se você avançar para as etapas finais e passar mais de horas competindo.
Apesar da revelação da nova técnica, Tokido terminou na sétima colocação do evento de Street Fighter V. O campeão foi o conterrâneo Ryo "Dogura" Nozaki.
Atualização: há a possibilidade de tudo não passar de uma brincadeira, mas segundo fontes próximas da comunidade de games de luta, Tokido pode fazer isso para padronizar a sua posição com relação à tela e acompanhar se algum golpe entrou na barra de "stun" dos personagens. Como os golpes são contabilizados na barra já no primeiro frame de acerto, ele pode prestar atenção máxima nesse fator e assim saber se seus golpes entraram e realizar o combo correspondente a partir disso.
Em outras palavras: ele pode executar por meio disso o que a comunidade chama de "hit confirm", ou a confirmação de que seu ataque acertou o personagem. Nesse raciocínio, ele não olha se o personagem sofreu fisicamente o golpe — ao contrário, ele só vê se a barra aumenta para executar os seus combos em seguida.