Streamers em 2022: As revoluções da Tribo Gaules, GTA RP, Cazé e mais

Streaming remodela a criação de conteúdo e a transmissão de grandes eventos esportivos

Por Jairo Junior 29.12.2022 11H30

Os streamers terão papel fundamental na comunicação de um futuro muito breve. É o que ficou provado em 2022, com a quantidade de remodelações que foram feitas na criação de conteúdo em geral e até nas transmissões de grandes eventos esportivos. Tribo Gaules, GTA RP, Casimiro… Não faltam exemplos para o assunto central desta retrospectiva.

Tribo Gaules

A Tribo Gaules brilhou em 2021, mas em 2022 conseguiu alcançar um patamar ainda maior. Foram recordes batidos, contratos fechados como Nike e Itaú, bolhas furadas com transmissões de esportes tradicionais e até crossovers no lançamento da coleção com a própria Nike e do novo uniforme da Seleção Brasileira. Juntamente do Omelete, a Tribo cresceu!

Gaules, mch, Apoka, Liminha e Bt0 seguiram fazendo sucesso com a cobertura mista de on-line e in loco dos torneios internacionais e ainda foram partes primordiais do Major no Brasil e de uma fan fest que agradou - e muito o público -, juntamente com as presenças de Velho Vamp, Llaqus, Brexe… Aos poucos, beliscam VALORANT, R6 e mais.

Mesmo não fazendo mais parte, Nahzinhaa também merece menção, principalmente pelo que fez e faz pela cena feminina.

LEIA MAIS

Simplesmente Casimiro

Casimiro Miguel é outro que teve um ano extraordinário em 2021, mas em 2022 chegou para fazer o impossível acontecer. O homem simplesmente transmitiu a Copa do Mundo, ou seja, o maior evento esportivo do planeta, em seu canal.

Além disso, foi extremamente elogiado pelas figuras que convidou para fazer parte desse momento. Cazé jogou os holofotes em grandes talentos que talvez não tinham tantas oportunidades ou estavam esquecidos. E o crossover com Defante dispensa comentários. O cara conseguiu causar tudo que queria e não foi preso!

Sem dúvidas, o formato leve e descontraído da transmissão vai angariar cada vez mais fãs. Não que seja melhor ou pior que o formato padrão, mas é uma boa releitura das transmissões esportivas, que chega para concorrer com veículos gigantes da comunicação e, provavelmente, já acendeu um sinal amarelo em cada um deles.

O fenômeno GTA RP

Imagine sua série favorita passar 24h por dia, com novidades e novos acontecimentos a cada minuto. Esta é a proposta do GTA RP, que se tornou febre em 2021 e um fenômeno em 2022. Aqui falamos da criação de conteúdo em seu mais puro estado. Tudo por lá é conteúdo. Desde simples conversas online no Cidade Alta, até gangues se enfrentando presencialmente nas “Baguncinhas”.

Quando isso é unido a nomes como Paulinho Loko, Coringa, Gabe Peixe, Luquet4 e mais, além das presenças femininas de Cyntia, Brunablince, Tawna, Mandraka, Nara e outras, a fórmula do sucesso está feita. É mais um grande exemplo de como os streamers estão revolucionando a comunicação e o entretenimento.

FIFEIROS

Dois nomes que cresceram bastante em 2022 foram Paivinha e Teca. Paivinha teve uma ascensão meteórica e se tornou um dos maiores streamers de FIFA neste ano, batendo na porta do Top 3 juntamente de adolfera e Pelegrino, que merecem destaque.

Já Teca, a representante brasileira da Astralis, seguiu quebrando tabus. Em 2021 foi a primeira mulher a estar em um tifo, o qual foi exibido em uma etapa do Global Series. Em 2022, foi a primeira mulher a disputar uma competição oficial do jogo. Ela não para!

Lolzeiros e um pouco de TFT

O ano do League of Legends nas streams teve Baiano como um dos seus grandes destaques, ao lado de nomes como Revolta e esA. Os ex-jogadores se encontraram de vez na criação de conteúdo e foram os mestres das watch parties, análises pós-campeonatos e entretenimento. Além disso, ainda se aventuraram em outros jogos como o TFT - menção honrosa aqui para Techzz.

Mais um nome importante foi o de YoDa. Esse, desde que jogava profissionalmente, já dava indícios de que seria muito bom criando conteúdos e coisas diferentes. E foi assim em 2022, especialmente com projetos inovadores como o PlaYlist, as batalhas de rap e mais. Segundo ele, em 2023 esses projetos darão passos ainda maiores!

Razah segue dominando no R6

No Rainbow Six, há algum tempo, não tem pra ninguém senão Razah. É o nome do jogo quando o assunto é stream. Com seu jeito engraçado e espontâneo, o criador de conteúdo da Team Liquid conquistou a todos nos anos passados e em 2022 não foi diferente. Não à toa, venceu as categorias de Melhor Streamer e Personalidade do Ano, no R6 Awards.

Alanka, Azoka, não... Alanzoka!

Dizem por aí que se manter no topo é muito mais difícil do que chegar lá. Esta frase só prova a força de Alanzoka no mundo dos streamers. Ele segue relevante há anos e, o melhor, sendo apenas ele. Não importa o jogo que ele está jogando, tampouco o gênero. Em 2022, assim como tem feito durante toda a sua carreira, ele fez literalmente tudo ser divertido. Seja com seu jeito, suas risadas longas ou até mesmo sua dicção invejável.

Vava chegou para ficar

O VALORANT provou que chegou para ficar. Com altos números, especialmente para um jogo recente, o FPS da Riot Games tem feito sucesso no mundo e no Brasil não é diferente. Não à toa, streamers como Coreano, FRTT e Paula Nobre tem se destacado bastante, inclusive com grandes organizações por trás - LOUD, Liquid e FURIA, respectivamente.

É impossível esquecer também nomes como Nuuh e Otsuka, ambos sempre inovando e trazendo o puro entretenimento, sempre arrancando boas risadas dos viewers.

Mais streamers

Além de todos os streamers já citados no texto, outros merecem destaque. É o caso, por exemplo, de Yayah, o novo rosto da LOUD, e os donos do Fluxo, Nobru e Cerol. Também podemos falar de SkipNhO, Yulla, Rakin, The Darkness, Mayumi, Bagi, Pava, Sher, NayuChan, AthenaXis...


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!