A Valve divulgou uma enorme lista com os 100 jogos mais rentáveis de sua plataforma de games para PC, o Steam, durante o ano de 2016. Apesar de não ter divulgado os números exatos de quanto cada título fez, e nem de especificar quem ficou em primeiro lugar, a empresa separou 12 títulos que se destacaram e fizeram mais dinheiro que a concorrência no ano que passou.
Sid Meier's Civilization 6
A presença de Sid Meier's Civilization 6 nesta lista não é uma surprresa. A franquia de estratégia da Firaxis Games é um dos principais nomes em termos de exclusividade para PC, e o lançamento do novo jogo com certeza movimentou muitas vendas no Steam.
Counter-Strike: Global Offensive
Com inúmeras vendas e um grande mercado de microtransações, Counter-Strike: Global Offensive é mais uma presença óbvia na lista. O shooter é um dos jogos multiplayers mais populares do mundo, e é no Steam onde todos os seus milhares de jogadores se encontram.
Alguns dos games destacados são escolhas óbvias, como Grand Theft Auto V e CS:GO, mas há algumas surpresas. Nesta lista, vamos passar por cada um deles, destacando quais foram os principais fatores para colocá-los no ranking dos 12 jogos mais rentáveis do Steam em 2016.
Dark Souls 3
Dark Souls 3 entra na lista contando basicamente com suas vendas. A franquia Souls sempre teve um bom número de seguidores no PC, e não é surpresa ver que eles colocaram o grande final da saga entre os jogos mais rentáveis do ano. O lançamento do DLC "Ashes of Ariandel" também ajudou.
Dota 2
O único jogo free-to-play da lista vem da própria Valve. Dota 2 fez milhões de dólares em 2016 apenas na venda de DLCs e microtransações. Os pacotes que são revertidos para a premiação do The International - campeonato mundial do game, que em 2016 arrecadou mais de US$ 20 milhões - são um grande contribuidor para o desempenho do game.
Recentemente, também foram divulgados os vencedores do primeiro Steam Awards.
Fallout 4
Fallout 4 está entre os RPGs mais vendidos dos últmos anos, e no Steam o jogo é uma grande potência. O game da Bethesda sempre movimenta um bom número de cópias vendidas, e em 2016 coisas como mods e o lançamento de diversos DLCs ajudaram a colocá-lo entre os mais rentáveis.
XCOM 2
Mais um jogo de estratégia que entrou na lista foi XCOM 2. O título, lançado em fevereiro, começou como um exclusivo do PC, o que com certeza atraiu compradores. A boa quantidade de DLCs lançados ao longo do ano também ajudou a o colocar entre os 12 maiores.
GTA V
A Valve não divulgou números exatos, mas não seria surpresa ver que nenhum jogo fez mais dinheiro em 2016 do que GTA V. O título da Rockstar provavelmente entraria na lista contando apenas com suas vendas. Adicione a isso o modo GTA Online e os infinitos itens vendidos no multiplayer, e você tem a fórmula para o sucesso.
The Witcher 3: Wild Hunt
The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos mais celebrados dos últimos anos, e é no PC onde boa parte dos seus fãs se encontram. A franquia sempre foi forte na plataforma e com o terceiro título, a CD Projekt Red encontrou mais sucesso financeiro do que nunca. Em 2016, o lançamento da expansão "Blood and Wine" contribuiu muito para a renda do RPG.
No Man's Sky
Sem dúvidas a maior surpresa da lista é No Man's Sky. O jogo de exploração espacial da Hello Games conseguiu o feito mesmo sendo um dos mais criticados do ano, e sem nenhum grande DLC. Isso mostra que a expectativa gerada antes do lançamento realmente foi enorme.
Total War: Warhammer
Mais uma franquia de estratégia que tem enorme poder no PC. Total War: Warhammer é um dos jogos mais populares do Steam, e a venda de DLCs, expansões e itens sempre contribui para o sucesso financeiro do game.
Rocket League
Mais um indie presente na lista é Rocket League. A fantástica mistura de futebol e carrinhos da Psyonix é um dos grandes fenômenos dos últimos anos, e chega no topo com a combinação de vendas com bons DLCs e suporte da desenvolvedora.
Tom Clancy's The Division
Tom Clancy's The Division foi um verdadeiro sucesso de vendas. O jogo teve uma das melhores estreias de uma nova franquia na história da indústria, e grande parte das vendas veio no PC. Sua presença aqui também mostra que diversos jogadores preferem comprar os games da Ubisoft no Steam do que na Uplay.