Twitter estuda ferramenta para monetizar conteúdos autorais
Caso seja lançada, ferramenta permitirá dar gorjetas aos criadores
O Twitter está estudando permitir que usuários dêem gorjetas aos perfis que fizerem postagens e criadores muito populares. Nos últimos dias Jane Manchun Wong, pesquisadora que estuda aplicativos, postou imagens em que aparecia um botão que permitia dar gorjetas diretamente no perfil dos usuários.
Já existem redes sociais com estratégias de monetização de conteúdo autoral, como Patreon, Venmo e a própria Twitch, no caso de streamers. Alguns desses serviços funcionam com sistemas de assinatura, além das gorjetas, que garantem uma renda mensal a seus criadores favoritos e recompensas exclusivas, como acesso antecipado a material novo, bastidores de produção, e opção de sugerir temas e conteúdos, dependendo do sistema de recompensas que cada criador disponibilizar.
A nova funcionalidade, ainda não anunciada oficialmente, não necessariamente irá chegar como função para público geral em futuras versões do Twitter, mas mesmo que chegue ainda é possível que haja algum tipo de limitação sobre quem pode receber ou fazer doações - dependendo talvez do número de seguidores, popularidade do perfil ou permissões individuais de cada usuário.
Além do botão de gorjeta, outra funcionalidade que Wong apontou nas fotos divulgadas foi a opção “Super Follow”, similar à assinatura do Patreon que garantiria acesso a conteúdos exclusivos dos perfis que ativarem essa opção.
Recentemente, especialmente após o início da pandemia, diversos criadores de conteúdo começaram a trabalhar de maneira independente, seja pela crise, seja por divergências criativas em contratos anteriores, e por isso mesmo a Twitch, Patreon e YouTube tiveram um aumento significativo no número de usuários buscando as opções de monetização dessas plataformas.
Considerando que o Twitter ainda é uma das redes sociais mais populares, especialmente por suas normas de conteúdo pouco restritivas, a ideia de adicionar uma ferramenta de monetização ao serviço pode garantir à plataforma uma nova fonte de receita que independe de anunciantes, além de permitir que criadores de conteúdo independentes consigam promover seus trabalhos em uma rede que já possuem uma base sólida de seguidores.