Xbox   Playstation   Pc   Social

GTA 6 pode melhorar quais conceitos de GTA 5

Tão aguardado game da Rockstar está em desenvolvimento

Por Diego Lima 14.02.2022 19H17

Sejamos honestos: o que a Rockstar alcançou com GTA 5 não tem precedentes na história da empresa. Talvez na história da indústria. Então, é difícil não se perguntar: o que GTA 6 conseguiria fazer que GTA 5 não fez tão bem?

Na lista abaixo, o The Enemy apresenta alguns conceitos e mecânicas presentes em GTA 5 (offline) que poderiam ser superados no jogo que está em desenvolvimento pela Rockstar. Com certeza existem ainda mais pontos dignos de nota, então, sinta-se à vontade para deixar sugestões nos comentários.

No futuro, existirá uma versão do online aqui também.

Dar um rolê

Uma das muitas funções opcionais do celular, em GTA 5, é chamar NPCs para "dar um rolê" pela cidade. Juntos, os personagens podem jogar tênis, simplesmente causar ou visitar pontos aleatórios do mapa para aproveitar a vida.

Contudo, esse modo não alcançou todo o potencial que possui ainda. Não há, de fato, grandes incentivos para insistirmos nessa mecânica, já que não existem tantas recompensas por convidarmos pessoas para sair.

Então, se uma sequência trouxesse a opção de talvez fazer "missões secundárias secretas" em grande número ou algo semelhante a um sistema de relações, já teríamos algo excelente em mãos.

Imagine se, ao final de GTA 5, a conclusão fosse determinada por quão legais fomos com Michael ou Trevor em vez de simplesmente uma escolha sem qualquer relação com escolhas anteriores? Poderia funcionar... Ou não.

Rockstar.

Minigames mais complexos

Quando jogamos GTA Online, o que não falta são atividades secundárias brilhantes, que vão de combates entre equipes dirigindo carros até confrontos aleatórios entre automóveis e armas poderosas.

Obviamente, a versão padrão de GTA 5 também inclui muito conteúdo opcional, mas talvez alguns deles pudessem ser consideravelmente melhores. É o caso dos saltos de paraquedas, por exemplo.

Em vez de criar mais de 10 saltos (que levam a um desfecho engraçado), seria melhor ter outras atividades menos entediantes que permaneceriam disponíveis no longo prazo. O próprio modo de destruição de carros, por exemplo.

É verdade que o conteúdo oferecido em GTA off e online precisa ser diferente. Mas a disparidade na qualidade não precisa ser tão grande.

Rockstar.

Mais maneiras de ganhar dinheiro

A maneira como os preços de casas e negócios em GTA 5 se aproximam daqueles praticados na vida real é maravilhosa. Vemos carros que custam milhões de GTA$, por exemplo, e muito mais.

Contudo, as formas de ganhar dinheiro, pelo menos no offline, são muito limitadas. Podemos cumprir missões da história principal, secundárias, jogar na bolsa e roubar NPCs, por exemplo, algo padrão em GTA.

Quando olhamos para as propriedades que compramos, entretanto, o rendimento em comparação com o investimento simplesmente não é compensativo o bastante. E pior: ainda existem casos em que o negócio adquirido só dá dinheiro quando nós fazemos o trabalho manualmente, como nas missões de guincho.

Uma solução interessante seria, por exemplo, disponibilizar o Casino já no offline. Afinal, quando ganhamos dinheiro ali, não é pouco. Mas essa é apenas uma das muitas possibilidades de diversificação.

Rockstar.

Eventos aleatórios mais estratégicos

Sempre que surge um evento aleatório, como aqueles de dar carona para NPCs bizarros, tento não perder a oportunidade de viver aquilo até o final.

Contudo, é realmente chato marcar um ponto extremamente distante no mapa, encontrar alguém precisando de ajuda e ser obrigado a seguir na direção oposta do destino marcado.

Hoje em dia, é absolutamente possível fazer com que determinados objetivos apareçam em momentos mais oportunos ou, pelo menos, não nos levem do deserto de volta até a cidade quando nitidamente nos dirigimos ao fim do deserto.

Rockstar.

Destruição de ambiente

Sabemos que veículos e pessoas são facilmente destrutíveis em qualquer GTA, mas precisamos que pontos do mapa também sejam marcados pela guerra que os jogadores levam à cidade.

Obviamente, existe um limite na capacidade das máquinas que rodam o jogo. Não há como fazer com que absolutamente todas as janelas e portas sejam destrutíveis, por exemplo, mas com certeza o cenário pode passar a permitir mais danos visíveis.

Um prédio cujo térreo fique permanentemente em reforma após ser atingido por uma bazuca. Algumas janelas que são quebradas quando atiramos. Quedas de helicóptero que mudem para sempre a paisagem. Mesmo com os limites existentes, é possível melhorar o que foi feito.

Rockstar.

Mais ambientes interativos

Além da destruição permanente de determinados pontos do cenário, também seria legal termos como entrar em mais lojas e estabelecimentos. Ou, no mínimo, seria maravilhoso que pudéssemos enxergar um interior menos genérico.

Talvez trazer de volta um shopping como o de Vice City fosse o suficiente. Ou mesmo adicionar outras pequenas ruas de comércio em que absolutamente todas as lojas podem ser adentradas.

O sonho, obviamente, seria poder entrar em literalmente qualquer lugar. Mas, como isso não é possível, aumentar um pouco o número de locais acessíveis seria brilhante.

Rockstar.

Troca entre personagens

Essa opção, na verdade, tende a não ser tão universal.

Contudo, vamos lá: talvez fosse bom ter ainda mais personagens importantes para a história. Ou histórias ainda mais profundas para cada um do trio.

O sistema de troca entre Franklin, Michael e Trevor é fenomenal e não pode simplesmente desaparecer.

Então, o que precisa acontecer é uma evolução desse conceito. Talvez com um personagem a mais? Ou com a mesma quantidade de personagens, mas finais distintos entre os protagonistas? Colocar diferentes cidades em um mesmo jogo no qual, ao trocarmos de protagonista, trocamos completamente de localidade?

São muitas opções.

Rockstar.

Permitir mais códigos

O auge dos códigos de GTA com certeza foi San Andreas. Depois disso, a Rockstar parece ter ficado mais receosa em relação a permitir coisas absurdas, como carros voadores.

É verdade que veículos voadores existem no online, mas a magia de simplesmente permitir que qualquer carrinho do offline suba aos céus ao som da rádio favorita do jogador se perdeu — e, junto com isso, perdemos também os pedestres vestidos de Elvis, pessoas malucas e mais.

A cultura de mods em GTA é gigantesca. Então, talvez a equipe do jogo não se preocupe com isso por simplesmente saber que a própria comunidade terá ideias brilhantes.

Mas e os jogadores de console, como ficam nessa história?

Rockstar.

Retorno do cooperativo offline

Eu mesmo dei risada quando olhei para esse tópico de novo. Considerando que nem a remasterização de San Andreas manteve o cooperativo offline, é muito provável que isso não exista de novo, nunca.

Mesmo assim, não custa sonhar.

Rockstar.

Dublagem em português

Está mais do que na hora. 

Rockstar.