Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Social

Capcom: Processo por uso indevido de imagem chega ao fim

Resolução entre as duas partes parece ter sido "amigável"

Por Diego Lima 08.02.2022 16H31

O processo da artista Judy A. Juracek contra a Capcom por uso indevido de imagens em jogos como Resident Evil e Devil May Cry chegou ao fim. Ao que tudo indica, as duas partes chegaram a um acordo "amigavelmente", como consta em comunicado emitido pela St Onge Steward Johnston and Reeds LLC.

"Capcom e Judy Juracek resolveram amigavelmente a disputa sobre o suposto uso das fotos da Sra. Juracek nos jogos da Capcom. Uma garantia foi apresentada em 7 de fevereiro de 2022 no Distrito de Connecticut para encerrar o processo", diz o escritório de advocacia (via Polygon).

Em junho de 2021, a designer Judy A. Juracek entrou com um processo contra a Capcom por uso indevido e extenso de imagens de seu livro, Surfaces, em vários dos jogos da empresa, da série Resident Evil até Devil May Cry.

Lançado em 1996, Surfaces é uma coleção com mais de 1.200 fotos que tem como objetivo servir de referência para artistas em seus próprios projetos, e também acompanha um CD-ROM com os arquivos das fotos.

Para uso comercial das imagens, porém, é preciso de um acordo de licenciamento, e Juracek diz que a Capcom nunca entrou em contato com ela nas últimas décadas - mas que suas imagens foram utilizadas em diversos de seus jogos.

Além de (como o próprio nome do livro indica) superfícies, o processo também alega que a publisher usou uma de suas imagens até para a criação do logo de RE 4, um dos jogos mais populares e reconhecidos da empresa.

Judy A. Juracek pedia US$12 milhões em danos por violação de direitos autorais. Contudo, não foram compartilhados todos os detalhes sobre o caso. Então, não há como saber se a quantia será paga.