Silent Hill | Especial

Veja a história (e os finais cômicos) dos games da franquia

Por Míriam Castro 31.01.2014 16H15

O primeiro Silent Hill foi lançado há exatos 15 anos, em 31 de janeiro de 1999. Ele foi visto como uma resposta da Konami ao sucesso de série de survival horror como Resident Evil. No entanto, a proposta era diferente. Os executivos da empresa queriam algo que tivesse apelo entre os consumidores ocidentais e optaram por uma história hollywoodiana de terror psicológico. Em vez de sustos, a atmosfera deveria dar medo.

Um dos elementos-chave para isso é a constante neblina da cidade deserta. O recurso era usado para disfarçar as limitações gráficas, mas acabou contribuindo para o suspense. Onde estão as pessoas da cidade? Por que os monstros Cada game tem elementos comuns, como a neblina, as viagens para Otherworld - versão demoníaca do cenário, que reflete os problemas da mente dos personagens, uma religião liderada por uma misteriosa Ordem. E, claro, alguma relação com a cidadezinha estadunidense de Silent Hill.

A seguir, contamos a história dos games da franquia principal (Shattered Memories e Book of Memories são derivados)em ordem cronológica e destacamos os finais com alienígenas, que não são canônicos, mas viraram marca registrada da série. Confira:

Silent Hill: Origins (PSP, PlayStation 2 - 2007)

No caminho para a cidade de Brahms, o caminhoneiro Travis Grady tenta pegar um atalho através da cidadezinha de Silent Hill. Lá, tem a visão de uma garota de uniforme azul (Alessa Gillespie, do primeiro Silent Hill). Ao persegui-la, vê uma casa pegando fogo e, parada ao lado do desastre, a mulher que depois conhecemos como Dahlia Gillespie. Depois de resgatar uma Alessa carbonizada de dentro da casa, ouve sirenes e desmaia. Em alguns dos jogos, o som das sirenes sempre pode ser ouvido quando começa a transição para o mundo-pesadelo Otherworld.

Ao visitar o Hospital Alchemilla para descobrir o estado de saúde da garota, Travis conhece o Dr. Michael Kauffman. Ele nega ter recebido novos pacientes. No hospital, vai pela primeira vez ao Otherworld. Lá, ele encontra uma peça do Flauros, artefato em forma de pirâmide composto de cinco partes: Passado, Presente, Futuro, Verdade e Falsidade.

Lisa Garland, outra personagem conhecida do primeiro game, também aparece para Travis. Ela indica a localização do Sanatório Cedar Grove. O protagonista descobre que a própria mãe, Helen, foi internada lá, pois tentou matá-lo quando pequeno. Depois de uma passagem traumatizante pelo Teatro Artaud, ele descobre a chave do hotel em que se hospedava com o pai durante visitas ao manicômio.

No motel, reencontra e derrota o Butcher, monstro que já tinha mutilado brutalmente uma enfermeira. Quando consegue entrar no quarto 500, onde ficava quando criança, Travis é obrigado a enfrentar a memória do pai, Richard, enforcado. Ao encontrar todas as peças do Flauros, Dahlia o acusa de libertar Alessa - que usa seus recém-recuperados poderes para transformar Silent Hill em uma fogueira demoníaca.

Travis acaba indo parar em um ritual da Ordem, culto religioso que parece responsável por parte dos acontecimentos bizarros da franquia. Seu último inimigo, o Alessa's Dream, é a encarnação de um deus-demônio aprisionado no Flauros.

Um dos finais do game mostra Travis dirigindo seu caminhão para fora da cidade. Ao olhar para o retrovisor, vê Alessa segurando um bebezinho - a Cheryl Mason, do primeiro game - dá um sorriso e se manda dali. O final ruim, no entanto, o mostra aprisionado em uma traumatizante cama de hospital.

Silent Hill (PlayStation - 1999)

Harry Mason e sua filhinha, Cheryl, vão passar as férias na cidade turística de Silent Hill, conhecida por ter vários resorts. Nas proximidades de lá, bate o carro quando tenta desviar de uma garota na estrada. Ao acordar, vê que Cheryl sumiu. Ele percorre as ruas cheias de neblina atrás da criança, mas não a encontra.

Uma policial chamada Cybil Bennett também está tentando descobrir o que aconteceu com a cidade. Ela é quem dá um revólver para que Harry se defenda e procure mais pistas. Na Escola Elementar Midwich, o protagonista é surpreendido pela escuridão do Otherworld e o horroroso lagarto Split Head. Só é possível voltar ao mundo "normal" após derrotá-lo. Alessa aparece, mas some em um piscar de olhos. Em seguida, Dahlia pode ser vista rezando na Igreja Balkan. Ela age como uma espécie de guia do herói, entregando a ele o Flauros.

No Hospital Alchemilla, ele conhece Kaufmann e Lisa - uma enfermeira aterrorizada com os acontecimentos estranhos recentes. Um símbolo pode ser visto pela cidade. Dahlia diz que aquela é a Marca de Samael. Se Harry permitir sua proliferação, a cidade será engolida pelas trevas.

Cybil afirma ter visto uma garota perto de um lago, mas se perde de Harry. Enquanto isso, se o jogador conseguir invadir o quarto de hotel do Dr. Kaufmann, descobre que ele está envolvido com a produção da droga alucinógena PTV - usada por turistas e cidadãos de Silent Hill. Cybil reaparece, dominada por um parasita monstruoso. Cabe ao jogador salvá-la ou matá-la.

Com o Flauros, Harry captura Alessa - cumprindo os objetivos de Dahlia. Agora, os poderes da garota estão fora de controle, levando o protagonista para a dimensão Nowhere, um mundo distorcido semelhante ao hospital. Lisa está lá e percebe que está morta assim como as outras enfermeiras. Seu rosto se derrete em uma das transformações mais icônicas do jogo.

Dahlia, Kaufmann e Cybil (se ela tiver sido salva) esperam por Harry ao lado de uma pessoa enfaixada e sentada em uma cadeira de rodas - a desaparecida Cheryl. É revelado que Dahlia queimou viva Alessa, sua própria filha, Alessa, sete anos antes. Foi um sacrifício para o nascimento do deus idolatrado pela Ordem. Mas o parto não aconteceu porque a morte da garota foi dividida ao meio pelo ódio. A outra metade se transformou em Cheryl. Harry e sua falecida esposa, Jodie, encontraram o bebê na beira da estrada e decidiram adotá-lo.

Foi Alessa quem atraiu Cheryl para a cidade, com a intenção de completar sua alma e cometer suicídio em seguida. Mas a união fez com que o deus se manifestasse. Ele pode ter uma forma demoníaca ou angelical, dependendo das ações tomadas no jogo. No melhor final possível, Harry recebe um bebê (a Heather Mason de Silent Hill 3) e tenta escapar com Cybil e Kaufmann. O médico é surpreendido por uma versão monstruosa de Lisa, que o arrasta para as profundezas, mas os outros sobrevivem. No pior final, Harry é mostrado com a cabeça sangrando dentro do próprio carro. Será que tudo foi um delírio antes da morte?

Silent Hill 2 (PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox, Xbox 360 e PC - 2001)

Mary, a esposa de James Sunderland, morreu há três anos. Após todo esse tempo, o protagonista recebe uma carta dizendo que ela o esperava no "lugar especial" - a cidade de Silent Hill. Só que tudo havia mudado. Os resorts relaxantes haviam se transformado em prédios abandonados e uma neblina insuportável dominou o ambiente - sem falar nos monstros.

Logo no começo, ele encontra Pyramid Head, monstro dotado de uma cabeça piramidal metálica e resistente. Por sorte, uma grade os separa. O obeso Eddie Dombrowski é apresentado nos apartamentos Wood Side - lugar importante para James e a esposa. Ele não sabe explicar por que há um cadáver em sua geladeira. Angela Orosco, uma adolescente que procura pela mãe, tenta se suicidar com uma faca, mas é impedida pelo protagonista. Ela diz, então, que sabe sobre Mary. E desaparece em seguida.

Ao chegar ao Rosewater Park, James, vê Maria, uma versão mais provocante de Mary, capaz de adivinhar informações que apenas o casal teria como saber. Outra personagem que sabe mais do que se imaginaria é a garotinha Laura. Ela jura ter passado o ano anterior com a esposa de James - isto o enfurece, pois o herói tem certeza que Mary morreu no ano anterior.

Pyramid Head aparece novamente e consegue assassinar Maria. No entanto, ao se aventurar pelo prédio histórico da Prisão Toluca, James descobre a amiga miraculosamente viva e trancada em uma das celas. Em uma tentativa de salvá-la, Maria é novamente morta.

Tanto Angela quanto Eddie têm motivos violentos para estar em Silent Hill - ela matou o próprio pai, um abusador de crianças; ele matou um cachorro e atirou na perna do dono. Ao chegar a Silent Hill, Eddie enlouqueceu e passou a assassinar todos que via pela frente. Tenta matar James também, mas falha. Depois de eliminar o próprio amigo, o protagonista tenta ler novamente a carta de Mary que o levou à cidade: o papel está em branco.

No hotel Lakeview, Laura é encontrada novamente. Ela revela que Mary tinha intenções de adotá-la. Mas James relembra a terrível verdade ao ver uma fita de vídeo. Naquele mesmo hotel, ele sufocou a própria esposa com um travesseiro. Ao receber uma suspeita ligação de Mary pelo rádio, o protagonista encontra Angela novamente. Ela sobe uma escada em chamas, desaparecendo.

Gritos chamam a atenção - é Maria, novamente ressuscitada, pedindo ajuda. Mas ela é morta por dois monstros Pyramid Head. James percebe que eles são a encarnação de seus pecados e decide enfrentá-los. Há seis finais disponíveis. Neles, Maria ou Mary podem ser o chefe final. Algumas das possibilidades são: adotar Laura e fugir da cidade; se afogar no lago Toluca; tentar ressuscitar a esposa ou fugir da cidade com Maria - que começa a tossir, demonstrando que tem a mesma doença que matou Mary.

Silent Hill 3 (PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360 e PC - 2003)

O bebê dado a Harry Mason cresceu. Desta vez, a protagonista é a adolescente Heather Mason, criada como filha pelo herói do primeiro game. Ela sonha com um parque de diversões demoníaco em Silent Hill. Depois, é perseguida pelo detetive Douglas Cartland, contratado pela Ordem para encontrá-la. Claudia Wolf, uma sacerdotisa da religião macabra, diz que está procurando por ela - ou melhor, a reencarnação de Alessa Gillespie - há muito tempo.

Ao tentar fugir, Heather tem que enfrentar versões aterrorizantes de cenários como o shopping e o metrô. Em um desses locais, conhece Vincent Smith, membro da Ordem com opiniões contrastantes sobre os rumos da religião. Ao voltar para casa, a garota encontra o pai brutalmente assassinado.

Movida por vingança, a protagonista decide ir a Silent Hill e matar Claudia. Encontra o pai de sua inimiga, Leonard Wolf, que se transforma um monstro. Ao derrotá-lo, Heather consegue o Selo de Metatron, um talismã poderoso. Procurando por Claudia, ela passa pelo parque de diversões Lakeside e percebe que está revivendo o próprio pesadelo.

Douglas se revolta com Claudia. Ela havia dito que Heather tinha sofrido lavagem cerebral, mas o detetive percebeu que a adolescente não tinha problema algum. A intenção real da Ordem era ressuscitar um deus e criar um mundo eterno sem fome, dor ou guerras. Douglas acha que esse mundo seria tedioso e sem valor algum. Ele aponta a arma para Claudia.

Depois de conversar com Douglas, Heather encontra uma versão obscura de si mesma, a Memory of Alessa. Ela é uma garota queimada e ensanguentada, que precisa ser morta pela contraparte "boa". Com o fim da batalha, a garota diz a Claudia que Alessa prefere o mundo atual. Mas o nascimento do deus começa de qualquer maneira.

Um colar que Heather ganhou de aniversário do pai continha o líquido exorcizante Aglaophotis. Ao bebê-lo, a heroína vomita o feto do deus no chão. Claudia devora o ser em formação e morre ao dar à luz um deus monstruoso. No final, após a última batalha, Heather pode ou não matar Douglas.

Silent Hill 4: The Room (PlayStation 2, Xbox e PC - 2004)

Henry Townshend vive feliz na cidade de Ashfield. No entanto, um dia ele percebe que está trancado no apartamento 302. Ninguém ouve seus pedidos de socorro, nem consegue abrir as portas. Cinco dias depois, ele percebe que um buraco se abriu no banheiro.

Através dele, o protagonista chega aos mais estranhos cenários, repletos de monstros. São os Walter's Otherworlds, pertencentes ao serial killer Walter Sullivan. Ele aterrorizava Ashfield ao gravar números nos corpos de suas vítimas, mas foi preso e cometeu suicídio.

Walter nasceu no apartamento 302, mas seus pais o entregaram ao orfanato Wish House, em Silent Hill. Lá, ele aprendeu os ensinamentos da Ordem e começou a achar que o apartamento era sua "mãe". Para acordá-la, tentou realizar um ritual que exigia 21 assassinatos.

Depois de visitar cinco dos Otherworlds, Henry descobre que sua vizinha, Eileen, está sendo levada para um hospital. Um buraco leva ao Otherworld deste local, onde a garota pode ser encontrada viva. Juntos, Henry e Eileen decidem achar uma saída do mundo de Walter. Para isso, eles têm que revisitar os Otherworlds e impedir Walter de assassinar mais pessoas.

Mas o cadáver de Walter está dentro do próprio apartamento, com uma chave no bolso. Henry finalmente consegue abrir sua porta, descobrindo que Ashfield também virou um pesadelo. Ainda por cima, Eileen fica possuída e tenta se lançar em uma máquina desintegradora. No melhor final possível, a garota apenas vai para o hospital e recebe flores do protagonista.

Silent Hill: Homecoming (PlayStation 3, Xbox 360 e PC - 2009)

O bom e velho Alchemilla Hospital é o cenário inicial do game. Alex Shepherd está amarrado a uma maca e é obrigado a ver médicos realizarem atos violentos contra seus pacientes. Quando escapa, encontra seu irmão perdido, Joshua. Mas ele desaparece em seguida.

Ao acordar de um pesadelo, Shepherd se vê no banco de passageiro do caminhão dirigido por Travis Grady, de Silent Hill: Origins. Ele ouve a frase: "Boa sorte, soldado!". Como o protagonista veste uma jaqueta militar, isso pode indicar que ele está voltando da guerra. Sua cidade natal, Shepherd's Glen, está coberta de neblina e quase todas as pessoas sumiram.

Alex chega em casa e descobre que todas as fotos de família não o incluem - o único filho representado é Joshua. Sua mãe, Lilian, está catatônica. Apenas diz que sente falta do filho caçula e que o pai foi procurá-lo. Sirenes tocam quando o protagonista investiga um cemitério. Ele desmaia e se surpreende ao acordar em Silent Hill. Lá, encontra uma segunda versão de Pyramid Head chamada Bogeyman.

O prefeito de Shepherd's Glen também está procurando um familiar. Joey, seu filho, desapareceu misteriosamente. A missão fracassa quando um monstro surge abruptamente e mata o político. Alex tenta procurar o misterioso Dr. Fitch, mas descobre apenas uma série de bonecas macabras. Ao tocar uma delas, a clínica médica se transforma no Otherworld.

Dr. Fitch pode ser encontrado na versão pesadelo da clínica: ele se automutila para pagar seus pegados. Scarlet, sua filha, também está desaparecida. A boneca que levou Alex ao Otherworld se transforma em um monstro, que devora a cabeça do médico. Um flashback mostra que o pai de Alex deu a Joshua um anel de família que não deveria ser mostrado a ninguém - nem ao irmão. Quando o protagonista percebe que a Ordem pode estar envolvida no desaparecimento, membros da religião sequestram sua mãe.

Ela só é encontrada depois, na penitenciária Overlook. Um instrumento de tortura estende seus membros até o limite. O jogador tem a escolha de atirar e salvá-la da dor ou de vê-la sofrer, tendo o corpo partido ao meio. Adam, o pai, está amarrado na igreja da cidade. Ao confrontá-lo, Alex percebe que nunca foi um soldado, mas estava em um manicômio antes dos acontecimentos do jogo. O Bogeyman assassina seu pai.

Alex é capturado por membros da Ordem. A juíza Holloway, amiga de sua mãe, explica que as quatro famílias que fundaram Shepherd's Glen (Shepherd, Holloway, Fitch e Bartlett) discordavam da Ordem. Foi permitido que deixassem o culto, com a condição de que uma criança de cada clã fosse sacrificada a cada 50 anos. E a única família a não sacrificar os filhos foi a de Alex, fazendo a cidade perder a proteção divina.

Ao inspecionar as tumbas das famílias, encontra seu próprio nome entre as crianças sacrificadas. Isso explica a frieza com que seus pais o tratavam - sabiam que teriam que matá-lo um dia. Ele se lembra que em um passeio de barco discutiu com Joshua e o irmão se afogou no lago Toluca. Depois da morte, Alex teve um surto e precisou ser internado.

Entre os finais, Alex pode terminar o jogo pedindo desculpas ao irmão e fugindo com a amiga de infância Elle; sendo afogado pelo pai em uma banheira; sendo transformado em um Bogeyman ou tomando choques no manicômio.

Silent Hill: Downpour (PlayStation 3 e XBox 360 - 2012)

Murphy Pendleton é um interno da prisão de Ryall. Ele quer se vingar de outro presidiário, o pedófilo Patrick Napier, responsável pela morte de seu filho, Charlie. O criminoso é espancado até a morte. Depois de uma rebelião, Murphy e alguns companheiros de cela são transferidos, mas a estrada desaparece quando o ônibus chega perto de Silent Hill.

Quando tenta apagar um incêndio em uma lanchonete, Murphy acaba criando um inferno de água. Ainda por cima depois que aparece a entidade Void, capaz de sugar tudo a seu redor. Assim como Bogeyman e Pyramid Head, esse ser persegue o protagonista em vários momentos do game. Ele não pode ser derrotado - a única opção é fugir até achar um esconderijo. Uma personagem que persegue o jogador é a policial Anne, que tenta devolver o presidiário à prisão a todo custo.

Um rádio nas redondezas toca o programa do DJ Bobby Ricks. Ele coloca no ar músicas dedicadas a Murphy, alternando-as com pedidos de socorro. Decidido a encontrá-lo, o presidiário tenta encontrar a rádio no prédio Centennial. Flashbacks da época da prisão mostram que ele roubou um carro policial propositalmente, apenas para ser preso e matar Patrick Napier.

Bobby Ricks é encontrado no prédio e diz que precisa de ajuda para fugir em uma lancha. Mas uma carta pede que Murphy vá ao monastério St. Maria, onde uma freira o convida a ir ao necrotério e diz: "Você foi a única família que conseguimos achar.". Um garotinho acha que o protagonista é o Bogeyman, mas o verdadeiro monstro aparece depois e mata a criança.

O cadáver no necrotério primeiro assume a forma do menino Charlie, mas depois vira o próprio Bogeyman. O monstro carrega as chaves do barco do DJ Ricks no pescoço, mas a freira diz que Murphy só pode obtê-las se admitir que a aberração é seu filho. Quando tenta levá-las à força, o inimigo acorda e tem que ser derrotado. Ao fim da batalha, Charlie aparece e parabeniza o pai, que pede desculpas por suas ações passadas.

Uma fuga fracassada com o barco termina com Murphy acordando em uma cela de prisão, com o monstro de cadeira de rodas Wheelman o observando. O herói vai aos chuveiros da prisão - local onde matou Napier - e vê que há faixas indicando uma cena do crime. Ele acaba indo para o Otherworld, onde uma versão maior e mais aterrorizante do Wheelman o espera.

No entanto, depois de derrotado, o inimigo se transforma no cadáver do oficial Frank Coleridge. Ele trabalhava na penitenciária de Ryall e disse para Murphy não se associar ao oficial Sewell - um corrupto que estava sendo investigado secretamente. Um flashback mostra que, durante a rebelião no começo do game, o protagonista correu para os chuveiros. Mas lá, em vez de Napier, encontrou Coleridge.

A policial Anne revela que é filha de Coleridge. Depois de apanhar de Murphy, ele ficou em estado vegetativo e tinha que usar uma cadeira de rodas. Agora, o presidiário tinha matado seu ente querido. Perante os olhos de Anne, Murphy se transforma no Bogeyman e a persegue.

No final, se o jogador decide que o Bogeyman deve poupar Anne, Murphy conta como tudo aconteceu: Sewell foi o responsável pelo espancamento de Coleridge. Ela o perdoa, deixando-o escapar. Dependendo da quantidade de monstros eliminada pelo jogador, a policial pode tentar se vingar de Sewell. Se a decisão é de matá-la, é revelado que foi o protagonista quem espancou o pai de Anne. Ele pode ficar preso no limbo ou, muito pior, ser executado por ter matado Charlie como vingança por sua esposa ter pedido o divórcio. Então, é executado.

Finais-surpresa

Quase todos os jogos da franquia principal têm um ou mais finais-piada. Tudo começou no primeiro Silent Hill, quando uma das possibilidades de final mostrava Harry Mason encontrando alienígenas cinzentos. Ele pergunta se eles viram sua filha, mas é abduzido.

A ideia para fazer este final, de acordo com o artista Takayoshi Sato, surgiu em um arquivo onde os desenvolvedores colocavam qualquer ideia que tinham. Um dos tópicos era "Como Silent Hill virou essa bagunça?". Todo tipo de resposta veio. Alguns exemplos citados por Sato em uma entrevista foram "conspiração alienígena", "por causa de um cachorro" e "porque o Sol é muito brilhante".

Depois, as continuações ganharam um final opcional engraçado. Em Silent Hill 2, uma cena em preto e branco mostra James Sunderland encontrando Harry Mason. Ele pergunta se o desconhecido viu sua esposa perdida, e Harry pergunta se ele por acaso viu sua filha. Então, um alienígena captura James. O game tem também um final em que uma cachorrinha chamada Mira é o grande vilão, controlando todos os acontecimentos do game através de um computador.

Em Silent Hill 3, Heather descobre que seu pai ainda está vivo, sentado na cozinha e tomando chá com extraterrestres. Ele a chama de Cheryl e pergunta o que houve. Heather explica os acontecimentos do game, enquanto Harry responde: "Vou a Silent Hill explodir umas cabeças!". Depois, alienígenas destroem a cidade.

Silent Hill: Origins, por exemplo, pode terminar com Travis Grady encontrando um Ovni pilotado por um alienígena e a cachorrinha Mira. Ele viaja com eles em busca de seu caminhão. Em Silent Hill: Homecoming, Alex e Elle estão prestes a se abraçar quando são abduzidos bruscamente.

Silent Hill 4: The Room é o único jogo da série sem um final cômico. Silent Hill: Downpour não tem alienígenas, mas existe um final diferente. Murphy cava um túnel com uma colher para escapar da prisão e chega a uma sala repleta de personagens do game. Eles organizaram uma festa surpresa para o presidiário. Pyramid Head corta o bolo com seu facão e todos sorriem.