Um dos gêneros mais divertidos entre os jogos de tabuleiro são os jogos de mistério e investigação.
Quem nunca jogou o clássico Detetive, em que era preciso juntar pistas para descobrir o assassino do Sr. Fortuna numa misteriosa mansão inglesa? Spoiler: foi o mordomo, com o candelabro, na sala de jantar. Ou não.
Comparados à experiência imersiva oferecida em jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro de investigação e mistério da década de 1980 podem parecer arcaicos. Mas, para atrair novos jogadores, o gênero se modernizou. O próprio Detetive ganhou recursos tecnológicos. Nas edições mais recentes, publicada pela Estrela, os jogadores contam com apps de realidade aumentada e outros recursos digitais para uma experiência mais imersiva.
Com o boom dos jogos de tabuleiro modernos, os jogos de investigação evoluíram e se diversificaram: hoje você encontra desde experiências narrativas complexas que colocam os jogadores dentro de contos clássicos de Sherlock Holmes, até situações inusitadas, como o board game em que os jogadores precisam se “comunicar com o além” ou usar apps de celular para explorar a cena do crime.
Existem board games de investigação que são jogados cooperativamente, quase como em uma partida de RPG. Outros são competitivos e ganha quem solucionar o mistério primeiro. Nem todos envolvem investigar crimes: um deles simula a experiência de um Escape Room na sua própria casa!
A lista a seguir traz uma amostra de jogos de tabuleiro de investigação e mistério modernos, entre títulos já disponíveis no Brasil e outros que serão lançados em breve por aqui. Confira:
13 Clues
Nesse jogo de dedução para até 6 pessoas, os jogadores são agentes da Scotland Yard na Londres do século 19, assolada por crimes hediondos. Para resolver o mistério, você pode ver as pistas de todos os jogadores, menos as suas. Vence quem identificar primeiro quais das 13 pistas pertencem ao seu caso.
Galápagos Jogos/Divulgação
Black Stories
Black Stories é um jogo de enigmas para “2 a infinitos participantes”. Não é preciso uma mesa para jogar, o que faz dele uma ótima opção para longas viagens de carro! Um dos jogadores lê um pedaço de uma história e os outros tentam desvendar o mistério, fazendo perguntas que só podem ser respondidas com “sim”, “não” ou “irrelevante”.
Galápagos jogos/Divulgação
Código Secreto
Código Secreto é um jogo de memória e dedução: duas equipes competem para ver quem consegue fazer contato com todos os seus agentes primeiro. As pistas são dadas em uma só palavra, mas podem estar relacionadas com várias outras no tabuleiro. É preciso adivinhar as palavras que pertencem ao seu time e evitar revelar as do oponente. Para complicar, ambas as equipes precisam tomar cuidado com um assassino no tabuleiro.
Devir/Divulgação
Chronicles of Crime
Lançado no Brasil em dezembro, Chronicles of Crime usa a tecnologia Scan & Play, que combina recursos digitais à mecânica de tabuleiro. Os jogadores podem escanear peças do jogo com o celular para investigar cenas em 360º e procurar pistas para os crimes investigados.
Também é possível interrogar suspeitos e levar evidências para análise, assumindo papéis de hacker, legista, especialista forense e criminologista.
Galápagos Jogos/Divulgação
Detective: o jogo da investigação moderna
Previsto para chegar por aqui em 2020, Detective é um jogo cooperativo que adota métodos contemporâneos de investigação criminal.
Suas regras derrubam a quarta parede e permitem que os jogadores busquem pistas e evidências na internet em um banco de dados que simula uma agência de investigação. Os crimes apresentados são muito elaborados numa experiência imersiva que se mistura com elementos do mundo real.
Portal Games/Divulgação
Escape Room: Board Game
Para variar um pouco da temática policial, Escape Room: Board Game promete levar a experiência das populares salas de Escape para dentro da sua casa.
No jogo, até 5 participantes têm 60 minutos para resolver quebra-cabeças e solucionar os mistérios por trás do cenário - são quatro histórias jogáveis e um decodificador digital aumenta a tensão com uma contagem regressiva e música de fundo para ambientação, compartimento para pistas e chaves.
O board game sai em 2020 no Brasil. Escape Room é um jogo do tipo “legacy”, uma experiência que só pode ser jogada pelo mesmo grupo uma única vez (no caso, 4 vezes, uma para cada história).
Identity Games/Divulgação
Exit: Morte no Expresso do Oriente
Exit é um jogo de quebra-cabeças inspirado nas Escape Rooms, sendo também uma experiência que você só vai jogar uma vez.
No jogo cooperativo, os jogadores viajam à bordo do Expresso do Oriente, onde precisam desvendar um caso envolvendo um assasino, oito suspeitos e o desaparecimento de um famoso detetive particular. É preciso solucionar o caso antes da chegada do trem à Constantinopla, ou o assassino vai conseguir escapar.
Devir/Divulgação
Holmes: Sherlock & Mycroft
Neste jogo de dedução para duas pessoas, Sherlock e seu irmão Mycroft Holmes precisam investigar a explosão de uma bomba no Parlamento e o envolvimento de um jovem, Michael Chapman, no atentado.
À serviço da Coroa, Mycroft deve encontrar o culpado. Sherlock, por sua vez, trabalha para os pais de Chapman e deve provar sua inocência.
Devir/Divulgação
Paranormal Detectives
O mais inusitado dos jogos de mistério desta lista, Paranormal Detectives coloca os jogadores como investigadores em contato com o além, para desvendar uma morte inexplicável.
Uma pessoa joga como o fantasma e se comunica com as outras usando cartas de tarô, tabuleiros das almas, sons, mímicas e outros recursos divertidos. Meu favorito envolve “desenhar” passando o dedo nas costas de um dos jogadores, que precisa interpretar o rabisco fantasmagórico.
Lucky Duck Games/Divulgação
Sherlock Holmes Consulting Detective
Lançado originalmente em 1981 e ganhador de diversos prêmios, Sherlock Holmes Consulting Detective é considerado um dos maiores jogos de investigação de todos os tempos. Revisto e aperfeiçoado em cada nova edição, o boardgame foi tornando-se cada vez mais dinâmico, sem deixar de lado a complexidade que fez sua fama.
Os jogadores atuam como detetives particulares na Londres vitoriana junto do lendário Sherlock Holmes, usando suas habilidades dedutivas para tentar resolver casos inspirados nos contos de Arthur Conan Doyle.
Com 10 livretos, Consulting Detective será lançado no Brasil em 2020 pela Galápagos, o que vai tornar o título acessível para muito mais jogadores, graças à tradução dos contos, regras e outros manuais para o português .
Fantasy Flight Games/Divulgação