Em vinte anos, Pokémon se tornou uma marca de sucesso, com diversos games, animes, cartas colecionáveis e até mesmo criações de seus usuários. Mas existe um outro lado da franquia que chama a atenção: o potencial para criar histórias assustadoras.
Abaixo, relembramos algumas teorias, lendas urbanas e uma história real para botar medo em qualquer fã dos monstrinhos colecionáveis. Confira e deixe seu comentário: faltou alguma história macabra de Pokémon? Qual delas te dá mais medo?
A síndrome de Lavender
Um dos mitos mais famosos e antigos acerca de Pokémon gira em torno de Lavender, a cidade mais assustadora de Pokémon Red. Na época do lançamento do game, no Japão, várias crianças teriam se matado após alcançar o local. A causa das mortes seria uma frequência escondida dentro da música-tema da cidade - ouça clicando aqui.
Epilepsia
Pouco antes de estourar no mundo todo, Pokémon ganhou holofotes por conta de “Denno Senshi Porygon”, um episódio da primeira temporada do anime. No capítulo, os flashes emitidos pelo Choque do Trovão de Pikachu causaram epilepsia em 700 crianças no Japão. Por conta disso, o anime passou por várias modificações e chegou ao Ocidente editado - o tal capítulo nunca chegou a ser exibido no Brasil. Clique aqui para ver uma matéria do Jornal Nacional exibida em 1997, na época do incidente.
Ash está em coma no anime
Outra teoria famosa (e assustadora) sobre Pokémon diz que o protagonista Ash Ketchum entrou em coma ainda no primeiro episódio (foto acima), após acidentar-se com uma bicicleta na tentativa de salvar Pikachu. Todo o resto do desenho seria um sonho de Ash. Clique aqui para ler a íntegra da teoria, que se interliga a diversos aspectos do anime.
Guerra deixou o mundo sem adultos
Você já notou que quase não há adultos nos primeiros games de Pokémon? Os fãs partiram dessa premissa para deduzir que o jogo se passa logo após uma guerra que dizimou a população adulta. Embora isso não seja confirmado, sabe-se que houve uma guerra - ela é citada pelo tenente Surge (foto), líder de ginásio da cidade de Vermilion.
Clefable e Gengar
Clefable e Gengar foram alguns dos primeiros pokémons a serem desenhados pela Game Freak - Clefairy, inclusive, o primeiro estágio de Clefable, era planejado como o mascote da franquia antes de Pikachu. As semelhanças entre as silhuetas de ambos levaram os fãs a especular que Gengar é a sombra de Clefable.
Cubone e Kangaskhan
Outra teoria mais desoladora sobre os pokémons dá um destino trágico para o pobre Cubone: como o monstrinho sempre veste o crânio da mãe morta, os fãs especulam que sua progenitora seria o gigantesco Kangaskhan. A teoria, amplamente debatida, ainda não foi confirmada nem negada pela Nintendo.
Pokémon Terror Black
Antes de Pokémon Black se tornar um game oficial da franquia, este foi o nome de um cartucho “amaldiçoado” no qual um fantasma faz parte da sua equipe e tem uma habilidade chamada Curse (amaldiçoar), que mata pokémons e treinadores. O usuário Interfectorify resume a história no YouTube - clique aqui para conferir.