Hacker mostra Gears of War 3 rodando no PlayStation 3; veja

Build era teste e não produto comercial, diz Epic

Por Pablo Raphael 19.05.2020 16H00

Em um vídeo compartilhado nesta terça (19), o hacker aposentado PixelButts mostrou uma build jogável de Gears of War 3, de 2011, rodando no PlayStation 3. Embora o vídeo mostre os botões do Xbox 360, logo no começo se vê que o jogo é carregado no PS3 - assista acima.

"Até onde eu sei, eu sou a única pessoa com uma build jogável destes dados em particular", diz o ex-hacker na descrição do vídeo. "Eu não sei porque ela exist,e eu não sei porque ela foi feita. Tudo o que eu posso fazer é especular".

Fontes do Kotaku, familiares com a versão de desenvolvimento de Gears of War 3, dizem que esta build foi feita pela Epic Games, que na época era a produtora da franquia Gears of War. Nos consoles, os jogos da série sempre foram exclusivos para Xbox. Até o momento, a Epic não fez comentários sobre a build de PS3.

Criador de Gears of War, o game designer Cliff Bleszinksi comentou o vídeo no Twitter, afirmando que tem "99% de certeza de que é falso".

A Epic Games explicou nesta quarta (20) que a build em questão era um teste interno e não um produto comercial (via Kotaku):

"Esse vídeo é um subproduto do processo interno de teste da Unreal Engine 3 na Epic, usando tanto Gears quanto Unreal Tournament, e não era parte de nenhum produto real rodando no PlayStation 3", disse um porta-voz do estúdio.

PixelButts disse que a build foi parte dos dados obtidos em 2011 por um grupo de hackers que encontrou uma brecha nos servidores da Epic e de outras empresas de games. Na época, um dos hackers clamava ter obtido acesso a Gears of War 3 antes do lançamento. Eles teriam recebido agradecimentos da Epic Games por apontar brechas na segurança.

O ex-hacker já havia exibido outro vídeo de Gears of War 3 rodando no PS3 no final de 2016. Segundo PixelButts, a build usada no outro vídeo foi fornecida por pessoas com acesso ao código hackeado do jogo, enquanto esta nova gravação foi compilada pela própria Epic Games, informação corroborada pelas fontes do Kotaku, por causa das datas de compilação que aparecem no vídeo.