E3 2017   Pc   Playstation   Xbox

Jogamos: PES 2018 evolui gráficos e controles na mesma proporção

Título continua a plena ascensão da série de jogos de futebol da Konami

Por Thiago Romariz 14.06.2017 11H59

Pro Evolution Soccer está cada vez melhor. Há alguns anos, era difícil imaginar que o jogo da Konami conseguiria retomar o caminho certo, e voltar a fazer sentido para os fãs de futebol digital. Com a chegada da Fox Engine (de Metal Gear Solid) nos últimos anos, a equipe de PES soube adaptá-la ao gênero e, apesar de ainda tropeçar em um ou outro quesito, ela se mostra em franca evolução.

De cara, é fácil notar o quão melhor a parte gráfica está. Os rostos e as expressões faciais estão em um nível nunca visto, nem mesmo na concorrência. FIFA 18 não tem a fidelidade fotorrealista de PES, o que já dá uma rara vantagem ao título da Konami. É bem impressionante identificar quão parecidos os bonecos estão. E o que ajuda muito nisso é a quantidade de "emoções" que eles demonstram ao reclamar de um lance ou comemorar um gol.

E isso vale não só para os jogadores que estão na capa (time do Barcelona), mas até para alguns atletas brasileiros que jogam no Brasil ou na China, a nova casa de inúmeros jogadores tupiniquins. Renato Augusto, Gil, Alisson (Internacional) e Fagner (Corinthians) estão com rostos muito bem reproduzidos. Tirando por isso, é aceitável imaginar que a parceria da Konami com times brasileiros continuará em 2017.

Animações de chutes e toques melhoraram significativamente, assim como os gestos dos goleiros

Por outro lado, a movimentação dos corpos ainda pode melhorar. Os controles no momento da dividida e no momento exato após o domínio ainda estão um pouco travados e lentos, o que prejudica a agilidade da partida. As animações de chutes e toques, porém, melhoraram significativamente, assim como os gestos dos goleiros. Nessa posição, aliás, a melhoria ficou por conta da perfumaria. Novas cutscenes, mais defesas espalhafatosas e um movimento corporal mais fluido - e mesmo assim, na demo da E3, os goleiros pareciam soltar quase todas as bolas chutadas no gol.

PES 2018 também terá um novo modo multiplayer, o 3v3, que vai oficializar a jogatina descompromissada que já existia em vários sofás mundo afora. Agora, ao escolher esse modo, jogadores serão nivelados e o cooperativo será mais importante do que nunca. Uma clara tentativa da Konami de dar um ar mais competitivo ao seu principal game na atualidade. O visual dos menus foi repensado e vários dados estatísticos da partida foram incluídos no meio da disputa.

No geral, PES parece se atentar cada vez mais para os erros que comete na temporada anterior. E mais importante: parece escutar com cuidado o que a comunidade tem a dizer. Isso, aliado ao notório domínio da Fox Engine, faz com que a franquia consiga incomodar a concorrência no quesito qualidade. Se ainda não está a frente em todos os assuntos, ao menos agora a disputa é verdadeiramente digna.