Nintendo   Xbox   Playstation   Stadia   Mobile   Pc

Vício em games entra na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

Lista tem grande influência na adoção de políticas públicas de saúde ao redor do mundo

Por Bruno Silva 25.05.2019 23H51

Agora é oficial: o vício em games entrou para a lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

A classificação foi ratificada durante o segundo dia da Assembleia Mundial da Saúde, principal reunião da OMS, realizada neste sábado (25) em Nova York, nos Estados Unidos.

O vício em games será listado como doença em uma revisão da 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID). O texto foi elaborado em 2018 e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2022.

De acordo com a CID, o vício em games é considerado um transtorno mental. A desordem é descrita como um padrão de hábitos de jogo persistentes ou recorrentes tão severos que ganham prioridade acima de saúde e outros interesses.

Entre os sintomas citados pela Classificação aparecem falta de controle sobre hábitos de jogo, aumento de prioridade ao videogame e o uso contínuo de jogos eletrônicos mesmo diante de consequências negativas.

Como nota o Polygon, a descrição do transtorno na CID é similar a do vício em jogos de azar, que é classificado como distúrbio mental desde 1990.

Entidades da indústria de games já haviam se posicionado contra a medida da OMSressaltando aspectos positivos dos jogos eletrônicos.