Skyrim: Se você viu seus aliados se matando, sentimos sua dor
Basta um simples golpe na direção errada para que o grupo comece a se espancar
Você chega a uma caverna escura em Skyrim acompanhado de Lydia e Anska. Inimigos aparecem de repente, e vocês três começam a enfrentá-los. Quando a ação acaba, entretanto, você testemunha algo terrível: Anska mata Lydia como se fosse uma inimiga. É o fim de uma relação duradoura, que poderia até se tornar um casamento.
A cena descrita no primeiro parágrafo pode já ter sido vivida por muitos jogadores ao redor do mundo. Isso porque o clássico da Bethesda inclui NPCs que não toleram qualquer ação violenta. Se um aliado do Dragonborn atinge outro aliado por acidente, um combate até a morte começa — e você só pode assistir ao desastre.
É frustrante, mas engraçado. Por um lado, ver um companheiro morrer, seja um NPC fundamental para alguma missão específica ou um amigo/amante do Dragonborn, pode despertar a fúria dos jogadores. Por outro, é difícil não rir na primeira vez em que essa confusão acontece.
Quando pensamos a respeito de maneira mais fria, esse sistema até faz sentido para que a Bethesda evite a formação de grupos muito grandes, algo que poderia facilitar demais a jornada. Ainda assim, é triste não ter como evitar esses acidentes. Afinal, se impacta o jogador diretamente, é esperado que o jogador possa fazer algo a respeito... Mas não no caso dos aliados conquistados em Skyrim.
Me lembro até hoje do trágico dia em que vi Lydia morrer nas mãos de um companheiro temporário. Não aceitei e reiniciei a missão — apenas para que ela morresse, desta vez de maneira definitiva, em algum ponto aleatório cheio de neve. Depois disso, nunca mais a vi, e me torneio um Dragonborn viúvo. Foi há quase 10 anos.
Sejamos honestos: se a Bethesda continua lançando novas versões de Skyrim, é porque as pessoas continuam comprando. Então, mesmo com esse problema, há milhares de jogadores ao redor do mundo que seguem adiante. Além disso, com certeza existe algum mod que trata dessa questão específica, já que existem mods para tudo em Skyrim. Se você quer evitar a dor de cabeça, apenas procure a maneira ideal de contorná-la.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!