Genshin Impact 3.5: Dehya mains serão raros, entenda a polêmica

A atualização 3.5 de Genshin chegou, mas a personagem do banner inédito não parece assim tão boa

Por Matheus Oliveira 02.03.2023 07H30

Genshin Impact recebeu sua atualização 3.5 e, com ela, banners de personagens inéditos. Dehya e Cyno são as novidades e, embora o segundo seja apenas mais um DPS Electro, a primeira causou uma certa decepção na comunidade do RPG da HoYoverse. Entenda.

Os novos banners

Como em toda atualização, novos banners foram lançados. Além de Dehya e Cyno, Bennet, Barbara e Collei também são disponibilizados. 

HoYoverse

Geralmente, personagens de cinco estrelas são considerados limitados, ou seja, não podem ser conquistados após a data de vigência do banner. Este é o caso com Cyno, mas não com Dehya, que será colocada nos Desejos normais após o fim da atualização, reduzindo a urgência de invocar no lançamento.

O “problema” de Dehya

A menor exclusividade não seria problema, se Dehya fosse um DPS absurdo como os trailers sugerem. Porém, desde os primeiros testes antecipados com a personagem, este pareceu não ser o caso.

Embora seu kit seja interessante e exótico em Genshin, seu propósito não ficou muito claro e seu dano deixa a desejar. Com escalonamento de apenas 114.1% em seu ataque normal, a personagem não supera Diluc, que já oferece 165%, por exemplo.

Mas comparar com Diluc pode não parecer justo, afinal, é um dos danos mais consistentes do jogo. Certo, mas o escalonamento da Explosão Elemental consegue ser ainda pior, com divisão entre ataque e vida, respectivamente 102.3% e 1.75% (Diluc tem a mesma divisão, mas com quase 237% de ataque e mais de 4% na vida). 

Conforme mostra a comparação feita pelo youtuber SharkH3art, é menos dano que o Guoba, ursinho de Xianglig:

SharkH3art

Energia também é um problema para Dehya, que, devido ao baixo dano, não tem a mesma propriedade de ter a falta de itens de escalonamento compensada por mais recarga, já que as habilidades já são muito fracas antes de qualquer coisa.

O lado bom para os Dehya mains

Assim como aconteceu com Zhongli, criticado por não causar tanto dano, Dehya possui uma mecânica inédita de Mitigação. Basicamente, a personagem absorve o dano recebido por outro personagem enquanto está fora do campo.

HoYoverse

Combinado com sua passiva, que a faz recuperar vida quando tiver menos de 40%, Dehya se torna uma ótima sub-DPS que protege o DPS principal nessa situação.

Porém, a cura é apenas para um personagem, ela própria. Dessa forma, uma equipe “balanceada” ainda precisaria de alguém para dar escudos ou curas para os outros integrantes.

A comunidade

Com apenas uma breve visita ao Reddit oficial de Genshin Impact, é possível entender que a comunidade está dividida com o lançamento da personagem.

Sem surpresas, existem os jogadores puramente interessados em novas mecânicas e com o objetivo de concluir as atividades mais difíceis do game, que rapidamente passam a enxergar apenas problemas na novidade:

Porém, outra parcela, cujo gosto é pela identidade dos personagens e suas histórias, pelo mundo de Genshin Impact e, esses, já adoram o conceito de Dehya (que realmente é diferente da maioria dos já existentes) e se aventuram em cosplays e artes:

A moral da história é: já são tantos personagens em Genshin Impact que fica cada vez mais difícil agregar valor em questão de gameplay, dado que muitos já possuem suas estratégias determinadas para funcionarem de formas otimizadas.

Porém, o crédito de criar personagens inovadores ainda é válido. Dehya é a única até o momento que oferece a possibilidade de mitigar dano e, sendo disponibilizada no futuro nas invocações normais, nada impede de uma sinergia absurda ser descoberta a qualquer momento.

LEIA MAIS

Genshin Impact recebeu sua atualização 3.5 em 1 de março e o banner de Dehya, assim como o de Cyno, ficam disponíveis até 21 de março.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!