Estúdio de Stray Souls é fechado
Jukai Studio fecha as portas três meses após o lançamento por baixas vendas, “cyberbullying” e mais.
Dois meses após o lançamento de Stray Souls, em outubro, o estúdio Jukai Studio fechou as portas. O encerramento das atividades foi anunciado no final de dezembro com um comunicado, em que o time justifica que vendas baixas e “cyberbullying” foram fatores contribuintes.
O anúncio foi divulgado em 22 de dezembro, o mesmo dia em que a publicadora do jogo, a Versus Evil, também fechou as portas. No texto, o Jukai Studio escreveu que “devido à recepção ruim ao nosso projeto de estreia, Stray Souls, ficamos sem formas de sustentar a companhia” (via Eurogamer).
De fato, Stray Souls era muito esperado por ter o envolvimento de Akira Yamaoka, compositor de Silent Hill. Independente da trilha sonora, porém, o jogo chegou em condições questionáveis.
No texto, o time reconhece a expectativa alta em torno do jogo de terror e sobrevivência, mas oferece um vislumbre das limitações internas com o chocante fato de que, dentro do estúdio, apenas duas pessoas estavam trabalhando no jogo, tirando funcionários terceirizados – demonstrando condições de trabalho precárias.
Por fim, “cyberbullying” é citado como um fator para o fechamento de portas, algo que o estúdio atribui a um “perseguidor cibernético” que atormentou o time e suas famílias.
O Jukai Studio não menciona, porém, que seu fundador Artur Laczkowski tem sido duramente criticado por apoiar conteúdo racista e transfóbico nas redes sociais. Outra polêmica envolvendo o estúdio é que Stray Souls fez uso de arte gerada por IA.
“Fizemos tudo ao nosso alcance para concluir o projeto da melhor forma possível, mas durante toda a duração nós, nossa equipe publicadora, outras equipes e nossos entes próximos fomos constantemente atacados por um perseguidor cibernético. Alguns de vocês, assim como nossa comunidade, também foram atormentados com mensagens e e-mails indesejados", afirmou a desenvolvedora.
LEIA MAIS
- Silent Hill 2 Remake: Bloober Team pede paciência aos fãs
- The Elder Scrolls II: Daggerfall é recriado por fãs na Unity e lançado de graça
- Hotel Dusk: Room 215, o jogo investigativo ímpar preso no DS
O Jukai Studio finaliza dizendo que “o assunto agora está nas mãos dos nossos advogados”, além de prometer aos jogadores que “não abandonaremos [Stray Souls] apesar do fechamento do estúdio".
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.