Zelda: Link quase teve instrumento "futurista" em Wind Waker

Herói usaria um teremim para conduzir os ventos

Por Helena Nogueira 27.06.2022 17H58

Em The Legend of Zelda: The Wind Waker, a batuta é um item essencial, usada para conduzir a direção dos ventos e navegar pelo The Great Sea. Sendo assim, é curioso imaginar que o instrumento musical do jogo quase foi algo mais “futurístico”. De acordo com a revista japonesa Nintendo Dream, o time de desenvolvimento queria inicialmente que Link usasse um teremim para conduzir os ventos. 

Reprodução: Montagem/The Enemy

LEIA MAIS

A informação foi publicada originalmente pela revista em 2003, mas foi traduzida para o inglês e recebeu nova atenção na Internet com um vídeo do canal Did You Know Gaming divulgado no último sábado (25). 

O teremim era a escolha do diretor Eiji Aonuma como o instrumento de Link no game, e parte do time estava de acordo com ele. A ideia era que o jogador usasse os dois analógicos do controle do GameCube para movimentar as mãos de Link, sendo que uma controlaria o volume e outra o tom da música. 

Criado pelo russo León Theremim, o teremim foi um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos do mundo, podendo ser tocado sem qualquer contato físico do músico. 

O time de Zelda teria ficado encantado com o instrumento por causa de um documentário que detalha sua criação, lançado no Japão enquanto Wind Waker estava em desenvolvimento. Contudo, uma pessoa essencial da equipe foi contra a ideia - Shigeru Miyamoto, que criticou a escolha do instrumento e seus controles. 

É intrigante imaginar como um instrumento de aparência e sonoridade “futurista” como o teremim se encaixaria na ambientação de Wind Waker, um jogo que se passa em um oceano repleto de piratas e criaturas fantasiosas. Eventualmente, a equipe acabou optando pela batuta, de forma que no jogo final o herói dos ventos rege os ventos como um maestro - convenhamos, uma proposta muito melhor.

Reprodução: Nintendo

Outra curiosidade interessante presente na revista japonesa é que aparentemente Miyamoto foi contrário ao estilo artístico cel-shaded de Wind Waker. Aonuma teria antecipado isso e esperado certo tempo para revelar a Miyamoto o direcionamento artístico do jogo. De acordo com a revista, o criador de Zelda teria tido problemas em “desistir da ideia de ter um Link em estilo realista”, algo que teria defendido até o fim do desenvolvimento.

O próximo jogo da franquia Zelda em produção é a sequência de Breath of the Wild. O aguardado título está previsto para chegar ao Nintendo Switch no outono de 2023.