Zelda se torna jogo VR em mod de Doom criado por fã

Mais do que nunca, é perigoso seguir sozinho

Por Helena Nogueira 15.01.2023 16H00

Lançado para Nintendo Entertainment System (NES), o primeiro The Legend of Zelda foi um marco para a indústria de games, estabelecendo parâmetros que moldaram a indústria a partir de então. Passados quase 36 anos, agora é possível rejogar esse clássico sob um novo ângulo: como um jogo VR, devido a esse mod de Doom criado por fã.

O mod foi desenvolvido pelo YouTuber japonês conhecido como Sugary Noe – que, ao longo da última semana, foi bastante reconhecido por sua criação (via Polygon). 

Para dar vida ao que chamou de “Legend of Doom”, Sugary Noe usou a engine do Doom original adaptada para Meta Quest VR – de forma que também é possível jogar o primeiro Zelda no aparelho. 

O vídeo comprova que o jogo clássico foi refeito com fidelidade, reproduzindo não apenas os cenários, como o posicionamento exato de inimigos e itens. 

Reprodução: Sugary Noe/YouTube

É interessante perceber como a experiência de Zelda muda sob a perspectiva de primeira pessoa. Explorar a primeira dungeon, Level-1, se torna uma missão claustrofóbica e labiríntica. 

Enfrentar inimigos antes banais como os Keese e Floormasters parece especialmente assustador, e desviar das Blade Traps é uma tarefa bem mais difícil, por ficarem ocultos atrás dos blocos. 

Reprodução: Sugary Noe/YouTube

Se fosse para modder aprimorar algo, porém, valeria repensar o ponteiro vermelho da mira do arco e flecha. Pequeno do jeito que está, usar a arma parece uma tarefa bastante desafiadora. 

De qualquer modo, jogar o mod promete ser uma experiência de muita descoberta, mesmo para os fãs de longa data. 

Reprodução: Sugary Noe/YouTube

LEIA MAIS

The Legend of Zelda foi lançado em 1986 para NES. Atualmente, é possível jogá-lo por meio do catálogo de jogos clássicos do Nintendo Switch Online. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!