Diversas organizações na indústria de videogames estão apoiando a Ucrânia devido a nova guerra que a Rússia declarou ao país. Recentemente, a The Pokémon Company também demonstrou sua solidariedade ao povo ucraniano.
LEIA MAIS
- EA remove seleção russa e times russos de FIFA 22
- Adolescente é preso por suposta ameaça a prédio virtual na Rússia
- Expansão com casamento gay de The Sims 4 não é lançada na Rússia
Em seu Twitter, a companhia anunciou a doação de US$200 mil dólares para a GlobalGiving, uma organização sem fins lucrativos que direciona o dinheiro para organizações que ajudarão crianças e famílias afetadas pela guerra.
Outro estúdio que também realizou doações para a Ucrânia foi a desenvolvedora polonesa 11 Bit Studios, responsável pelo game This War of Mine, que é, inclusive, focado na vida civil durante o cerco militar prolongado de uma cidade moderna e foi inspirado na Guerra da Bósnia, no cerco de Sarajevo nos anos 90 e na Guerra Russo-Ucraniana que eclodiu em 2014.
A ação da 11 Bit Studios também inspirou outras empresas, como a GOG.com, que prometeu doar sua parte nas vendas de This War of Mine e a Raw Fury, que também prometeu doar para a Cruz Vermelha Ucraniana.
Ainda recentemente, Mykhailo Fedorov, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, pediu que todas as empresas de desenvolvimento de jogos e plataformas de esportes eletrônicos desativem contas russas e belarussas.
Na quinta-feira (03), a empresa polonesa CD Projekt Red, conhecida por Cyberpunk 2077, informou que interrompeu as vendas de jogos na Rússia e em Belarus.
O desenvolvimento de S.T.A.L.K.E.R. 2 também foi interrompido, já que o estúdio responsável, GSC Game World, é sediado na Ucrânia. O lançamento do jogo estava confirmado para abril de 2022, mas isso deve mudar em breve devido a invasão.