A E3 confirma: o mundo é da Nintendo, nós só estamos vivendo nele
Com muitas novidades, a Big N teve o melhor show da E3 2017
Qual foi a melhor conferência da E3 2017, e por que foi a da Nintendo? Em apenas 25 minutos de mais uma apresentação gravada, a fabricante do Nintendo Switch fez os anúncios certos, mostrou os jogos certos e garantiu que os donos do seu novo console tem muitos motivos para estar feliz.
O que a Nintendo fez em sua apresentação foi o que todos têm pedido desde que o Switch foi anunciado. O Switch precisa ser o centro de todas as principais franquias da Big N, o lugar que junta o melhor dos consoles e portáteis. Agora, parece que ele será exatamente isso. Super Mario Odyssey parece ser o jogo mais ambicioso do encanador desde Super Mario 64, e olhe que tivemos Super Mario Galaxy nesse meio tempo.
Da mesma forma que The Legend of Zelda: Breath of The Wild revolucionou a saga de Link, Odyssey está posicionado para fazer o mesmo com Mario. Usar o chapéu para controlar elementos e personagens do cenário significa que o jogo terá uma gama de mecânicas nunca antes vista em algo produzido da Nintendo. Pensem nisso: cada vez que o Mario se transformar em algo diferente, novas possibilidades de locomoção e combate. Em alguns momentos, Odyssey fica 2D, em outros ele permite que você vire um foguete e saia voando em um eixo 3D vertical e horizontal.
Eu não consigo nem imaginar a quantidade de programação necessária para fazer isso funcionar, mas o resultado ficou claro com o trailer. Com uma simples mas profunda adição ao jogo, a Nintendo garantiu que o novo Mario terá uma variedade ampla na jogabilidade, mas que ao mesmo tempo se manterá acessível. Ao invés de investir em menus e milhões de itens, tudo está no cenário, tudo está ao seu redor.
O Switch precisa ser o centro de todas as principais franquias da Big N, o lugar que junta o melhor dos consoles e portáteis
Super Mario Odyssey automaticamente se tornou o jogo mais esperado para o segundo semestre, e as vendas de Switch depois de sua apresentação continuarão fortes. Ele seguirá o sistema de Mario 64: um mundo central leva o protagonista para outros mundos, mas cada um deles será maior e mais diverso. É impossível estimar, agora, quantas formas de encarar cada fase estarão no jogo. Uma coisa é certa, provavelmente veremos dois jogos da Nintendo concorrendo para Jogo do Ano.
Mas a Nintendo não parou por aí. Ela passou pelas fases mais burocráticas, mostrando os jogos que precisava mostrar - ARMS, Xenoblade Chronicles 2 e Fire Emblem Warriors - garantindo que os donos de Switch entendam que eles terão experiências variadas ao longo do ano. Além disso, os títulos third-party escolhidos foram excelenetes. FIFA 18 certamente será um gigante de vendas, e mostrar que ele está no Switch é importante. A outra escolha foi excelente: Rocket League faz total sentido na plataforma, e é um dos maiores fenômenos dos últimos anos. Ele ainda tem milhares de jogadores, e ganhará nova vida com a Nintendo.
E então temos algumas surpresas. Primeiro, Kirby e Yoshi vão ganhar jogos - ainda sem título - de plataforma para o Switch. Sim, isso dificilmente se enquadra na categoria "bomba", mas é importante que a Nintendo mostre que ela está investindo no seu novo console com todas as forças. Falando nisso...
Pokémon está a caminho do Switch. E não é só com Pokkén Tournament DX, a GameFreak está desenvolvendo um RPG completo da franquia para o console. Esse foi o anúncio mais importante da apresentação. Não há uma série de games tão conhecida no mundo como Pokémon, e ter um jogo totalmente novo de Pikachu e dos outros monstrinhos mostra que a partir de agora, o Switch realmente é central para todas as grandes marcas da Nintendo.
O Pokémon de Switch vai demorar muito para sair. A GameFreak disse que ele demorará mais de um ano, então podemos vê-lo apenas em 2019. Mas de qualquer forma, ele cria longas pernas para o console, garantindo que grandes jogos, dos tipos que realmente movimentam as vendas, serão lançados pelos próximos anos.
Por último, mas não menos importante. Metroid Prime está de volta. Não sabemos nada sobre ele - só que a Retro Studios não é a desenvolvedora - mas não há dúvidas de que essa foi a maior surpresa de toda a E3.
Ah, e eu quebrei a cara da melhor forma possível.
Como se isso não fosse suficiente, um novo Metroid 2D foi anunciado logo depois da conferência, mais uma vez confirmando uma verdade: Em 2017, o mundo é da Nintendo, nós só estamos vivendo nele.