Protótipo de Super Smash Bros. é revelado por Sakurai

Em novo vídeo, desenvolvedor comenta criação do jogo de luta

Por Helena Nogueira 20.10.2022 13H30

Em um novo vídeo publicado nesta quinta-feira (20), Masahiro Sakurai divulgou detalhes inéditos sobre o desenvolvimento do primeiro Super Smash Bros. Além de revelar, pela primeira vez, o protótipo e rascunhos do game, o desenvolvedor comentou a recepção inicial do jogo pela Nintendo, que, em parte, não viu o projeto com bons olhos. 

A publicação faz parte da série “Game Concepts” (“conceitos de jogos”, em tradução livre), em que Sakurai comenta o processo de desenvolvimento dos principais títulos nos quais trabalhou. Nesta semana, o jogo em pauta é Smash Bros., de Nintendo 64, lançado em 1998. 

De acordo com o diretor, o protótipo inicial de Smash Bros foi criado por apenas três pessoas — incluindo Satoru Iwata, responsável pela programação, e o próprio Sakurai, que cuidou do design, gráficos, modelagem e animação. 

O trabalho começou em 1996. Inicialmente, o jogo de luta era chamado “Dragon King: The Fighting Game” e tinha quatro bonecos de formato humanoide lutando em uma arena suspensa. 

Reprodução: HAL Laboratory

Desde a concepção, o projeto tinha a abordagem que conhecemos hoje: diferente de outros títulos do gênero, os jogadores precisam ser arremessados para fora da tela para serem eliminados. Sendo assim, o combate em nível aéreo tem grande relevância. Além disso, a porcentagem de dano acumulado determina quão fácil é arremessar o adversário.  

Para o sistema de combos, Sakurai quis proporcionar maior potencial de improvisação e interação, o que resultou no sistema de dano acumulado e comandos determinados pela direção do analógico e o apertar de um botão. 

Reprodução: HAL Laboratory/Nintendo

O diretor também comenta que não queria apresentar um elenco de lutadores com o qual os jogadores não estivessem familiarizados, e, por isso, ele convenceu a Nintendo a emprestar alguns dos personagens para o jogo. 

Contudo, a recepção do jogo final por parte da Big N foi dividida. Os desenvolvedores que jogaram o game pareceram se divertir, mas o time comercial não gostou da ideia de ver “personagens da Nintendo lutando entre si” — uma impressão que, nas palavras de Sakurai, “nos atormentou até o fim.” 

Reprodução: HAL Laboratory/Nintendo

Também houve dificuldade de conquistar aqueles mais acostumados com jogos de luta tradicionais, mas, no fim, o time da HAL Laboratory conseguiu a aprovação do jogo. O diretor termina o vídeo agradecendo todos aqueles que apoiaram o projeto e ajudaram a torná-lo realidade. 

LEIA MAIS

Até o momento desta publicação, o Super Smash Bros. original não estava disponível no catálogo do Nintendo Switch Online — mas é possível jogar o mais recente jogo da série, Ultimate, no console híbrido. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.