R.I.P Rachael Lillis: voz original da Misty de Pokémon, morre aos 46 anos
Atriz combatia sintomas do câncer de mama e contou com financiamento coletivo levantado por fãs de Pokémon
Rachael Lillis, a dubladora original de Misty na primeira temporada de Pokémon, morreu na noite do último sábado (10). A atriz, que além de Misty, emprestou sua voz para Jessie e vários dos monstrinhos de bolso que dão nome à série, vinha combatendo sintomas de um câncer de mama oficialmente diagnosticado em maio de 2024.
A notícia foi confirmada por Veronica Taylor (via X), que viveu o protagonista Ash Ketchum e contracenou com Lillis nos primeiros episódios da longeva série nintendista. A atriz tinha 46 anos.
LEIA TAMBÉM
Quando a notícia do diagnóstico foi confirmada, fãs da franquia Pokémon chegaram a iniciar uma campanha de financiamento coletivo – via GoFundMe – que amealhou cerca de US$ 96 mil (pouco menos de R$ 530 mil) para ajudar a atriz a custear seu tratamento. Infelizmente, no entanto, ela não resistiu.
“A Rachael era extraordinariamente talentosa, uma luz vívida que brilhava por meio de sua voz, fosse falando ou cantando. Ela será para sempre lembrada pelos muitos papeis em animação que ela interpretou, como suas icônicas performances como Misty e Jessie, de Pokémon, sendo as mais amadas”, disse Taylor em sua publicação na rede social.
“Ela sempre foi muito agradecida por toda a generosidade e amor que recebeu durante sua batalha com o câncer. Isso tudo fez uma verdadeira diferença. A família dela também gostaria de agradecer a vocês junto a este período que eles vão tirar para viverem seu luto de maneira reservada. Um memorial está sendo planejado para uma data futura.”
Ainda pela rede social, diversos fãs publicaram mensagens e tributos para Rachael Lillis, incluindo diversos dubladores: