Rare cancelou port de Super Battletoads para o Game Boy, conta produtor
Adaptação do jogo de fliperama lançado em 1994 foi concluída, mas nunca chegou ao console portátil da Nintendo
Em uma década agitada na relação entre a desenvolvedora Rare e a Nintendo, a série Battletoads quase recebeu um spin-off de sua versão arcade Super Battletoads, de 1994, para o Game Boy.
Quem revelou o port nunca lançado foi Paul Machacek, ex-produtor e engenheiro do estúdio que contou detalhes sobre o projeto cancelado em entrevista a RareFanDaBase.
Super Battletoads seria um game inspirado no título homônimo lançado para fliperamas no Japão em 1994. Segundo o produtor, o game já estava "100% finalizado e aprovado pela equipe de testes", mas acabou descartado porque o arcade original teve um desempenho abaixo do esperado.
Machacek conta que o cancelamento do projeto foi o mais "incômodo" de sua carreira. Na sequência, o desenvolvedor seguiu para o projeto de Donkey Kong Land.
"Em 2015, durante o desenvolvimento do Rare Replay, com membros antigos da Rare dizendo para mim 'não seja bobo, esse jogo nunca existiu', nós o encontramos em um disco antigo", contou.
"Um dos engenheiros aqui tinha um emulador de Game Boy e nós arrastamos o arquivo e esperamos ansiosamente. Ele funcionou! Eu não podia acreditar, ninguém tinha visto esse jogo em quase 22 anos, e eu era a única pessoa que lembrava de sua existência", explicou.
Super Battletoads seria o quarto jogo da empresa para o console portátil da Nintendo - lançado na sequência de Battletoads, Battletoads in Ragnarok's World e Battletoads & Double Dragon.
A série, vale lembrar, ganhará um novo jogo para o Xbox no ano que vem. O título foi revelado pela Microsoft na E3 2018, mas ainda não tem data confirmada de lançamento.