GoldenEye 007 de Nintendo 64 é um dos shooters mais influentes da história dos games, ajudando a estabelecer o gênero FPS nos consoles e criando um dos multiplayers mais populares dos anos 1990.
O multiplayer, porém, é fonte de uma das figuras mais controversas dos jogos: Oddjob. No game, o capanga de Goldfinger é significativamente menor do que outros personagens, e por isso acaba sendo bem mais difícil de acertar, especialmente levando em conta a mira automática.
Apesar de ser um personagem “oficial” do game, muita gente acaba considerando o uso dele como uma forma de trapaça contra outros jogadores.
Agora, em uma matéria sobre a criação de GoldenEye pela Mel Magazine, desenvolvedores do jogo admitiram que quem usa Oddjob está, de fato, trapaceando no jogo.
“Todos achávamos que era meio que trapaça quando estávamos testando com o Oddjob, mas era divertido demais para tirar e não houve ímpeto em nenhum de nós de mudar isso”, declarou o artista chefe de ambientes do game, Karl Hilton.
“É definitivamente trapaça jogar como Oddjob!”, diz o programador Mark Edmonds. “Mas isso pode deixar as coisas mais divertidas quando você estiverem sentados todos juntos e brigando/cutucando/batendo na pessoa que escolher ele.”
“Pessoalmente eu gosto de escolher o Jaws e então derrotar a pessoa com o Oddjob só para mostrar como as coisas funcionam!”, continuou. “Nós poderíamos ter colocado algo para impedir este tipo claro de trapaça, mas por que não simplesmente deixar os jogadores decidirem suas próprias regras?”
De qualquer forma, pelo visto a posição oficial dos próprios desenvolvedores da Rare é de jogadores de Oddjob são a escória da humanidade.