Preview: Super Mario Party Jamboree brilha em novos modos
Bowser kaiju e maratona de minigames são pontos fortes do título
Super Mario Party Jamboree é o mais novo game da série a chegar ao Nintendo Switch, e o The Enemy pôde testar um pouco de suas novidades em evento a portas fechadas, durante a PAX West, em Seattle. Como é de se esperar, a gameplay foi caótica, enfurecedora e, claro, repleta de risadas e xingamentos talvez não tão amigáveis contra os adversários.
A gameplay foi dividida de tal forma que mostraria os principais novos recursos e modos de jogo que estão chegando. Começamos no modo mais "festa" possível: o clássico tabuleiro, com quatro brasileiros dividindo o sofá. Testamos um dos quatro novos cenários que estarão disponíveis no jogo; haverá ainda, dois mapas retrô complementando o elenco.
O mapa escolhido foi o Mega Wiggler's Tea Party, contando com uma espécie de centopéia que se movia em alguns turnos, modificando a posição dos jogadores que arriscassem andar pela suas costas. Gimmicks como esse não são nenhuma novidade para a franquia, mas é notável como a Nintendo ainda consegue manter tudo tão fresco e familiar ao mesmo tempo.
Claro, essa mesma lógica vale para os minigames, que são um grande foco aqui: são 110 jogos, número mais alto de qualquer outro Mario Party. Elementos interessantes como o sistema de emotes, que acaba sendo uma boa distração para aguardar o turno dos amigos, também são um bom complemento.
Ainda assim, o tabuleiro não deixou de ser levemente frustrante: a gameplay foi curta e mal conseguimos completar dois turnos de cada jogador antes de sermos apresentados a um outro modo. Desta vez, a proposta era como um "rush"de minigames, que aparece como desafio diário: disputamos três rápidos jogos, e quem conquistasse o maior número de vitórias era campeão.
Essa seção tinha três "gêneros" de minigame dentro de si: um cooperativo 2v2, um assimétrico 3v1 e outro com cada um por si. A proposta de todos era simples, como cortar um bife no meio com a maior precisão possível, ou desviar de sanduíches que estão caindo do céu, mas não deixava de ser divertido.
O game brilhou mesmo quando chegamos na segunda parte do teste: cada jornalista ficou em sua própria estação, todas equipadas com um Nintendo Switch individual, para mostrar os modos online. O primeiro foi Kaboom Squad, onde os jogadores se unem para derrotar um Bowser gigante.
Lembrando um pouco (bem pouco) de Overcooked ou o brasileiro No Heroes Here, a proposta é coletar bombas que caem em caixas ao redor do mapa, juntar 20 delas em um canhão, e enfim atirar em Bowser, que pisoteia Mario e seus amigos enquanto isso. O game é dividido em várias rodadas e, ao final de cada uma, há um minigame cooperativo — dependendo da performance da equipe, ganham-se itens para ajudar na batalha contra o chefão.
Ainda que a cooperatividade tire um pouco do ódio intrínseco que faz Mario Party ser divertido, ela não o elimina. Especialmente durante os minigames, algumas farpas foram trocadas, mas deu tudo certo e conseguimos vencer o chefão.
Em seguida, fomos para o último modo do teste: Bowserathlon. Novamente, Bowser é o super-vilão, mas a dinâmica é um pouco diferente. Em um lobby com até 20 jogadores, rodadas de minigame fornecem moedas para avançar em um tabuleiro consideravelmente grande, e o primeiro a completar cinco voltas é o vencedor.
Para avançar, é necessário mandar bem nos jogos e coletar o maior número possível de moedas, e a tabela pode mudar bastante entre um turno e outro, dando uma dinâmica divertida.
A essência de Super Mario Party é a diversão entre amigos, e ela está preservada em Jamboree. Com MUITOS minigames e a adição de bons modos online, é provável que o resultado final seja excelente.