Pokémon Scarlet e Violet contém pista de possível DLC

Livro encontrado na escola descreve entidades misteriosas não presentes no game

Por Helena Nogueira 22.11.2022 15H30

Desde a última sexta-feira (22), treinadores do mundo todo têm se aventurado e investigado os segredos de Pokémon Scarlet e Violet. Há um detalhe, porém, que pode ter passado despercebido por muitos: logo no início do jogo, há uma pista de que um DLC está a caminho.   

A pista em questão se encontra em um livro disponível na escola de Naranja e Uva. Mesmo acessível já nas primeiras horas de jogatina, o texto parece indicar elementos não presentes no jogo base – então, antes de prosseguir, saiba que o conteúdo a seguir pode ser considerado spoiler.

Reprodução: Game Freak/ Pokemon Company

Spoilers a seguir

Para encontrar o livro, basta entrar na academia pelo portão principal e virar à direita. Você se deparará com uma pequena biblioteca formada por uma série de estantes. 

Captura: The Enemy

Algumas das prateleiras contém livros destacados e, ao interagir com eles, é possível ler trechos de seu conteúdo. É assim que, interagindo com uma estante circular disposta logo na entrada da área, o jogador se depara com uma cópia do Scarlet Book ou Violet Book. 

Na campanha, o livro é carregado por Arven, que o usa como fonte de informações na busca pelos Pokémon gigantes conhecidos como Great Tusk (Scarlet) e Iron Treads (Violet). 

Captura: The Enemy

Contudo, com a cópia disponível na biblioteca, descobrimos uma verdade interessante: o Scarlet e Violet Book são, na verdade, diários de expedição à cratera conhecida como Area Zero, escritos em um passado distante. 

Ambos os livros são compostos, basicamente, pelo mesmo conteúdo – ilustrações misteriosas e breves parágrafos que descrevem os achados do time de expedição. 

Reprodução: Game Freak/Pokemon Company

Contudo, há uma diferença: o capítulo chamado “An Imagined Pokémon” (“Um Pokémon Imaginado”, em tradução livre) descreve dois monstros diferentes, dependendo da versão do jogo. 

Em Pokémon Scarlet, o capítulo mostra a ilustração de uma criatura que parece uma mistura de Suicune, Raikou e Entei, lendários da segunda geração. O texto diz o seguinte: 

“Desenho de um Pokémon fantástico imaginado por nosso desenhista. O tamanho e ferocidade do estranho Pokémon que habita as cavernas mais profundas da Area Zero tocou a imaginação do artista, resultando neste rascunho da possível aparência de outras espécies que ocupam essas profundezas”.

Captura: The Enemy

Já em Pokémon Violet, o desenho remete a uma fusão de Virizion, Terrakion e Cobalion, lendários da quinta geração. O relato disponível é praticamente o mesmo, com exceção da descrição da misteriosa criatura – um ser “compacto e cruel”. 

Reprodução: Game Freak/Pokemon Company

Os enigmáticos Pokémon chamaram a atenção da comunidade antes mesmo do lançamento de Scarlet e Violet, devido a vazamentos dos arquivos do jogo. 

Desde então, parte dos fãs teoriza que os rascunhos são um indício de que o jogo ainda receberá um terceiro lendário, completando uma tríade com Koraidon e Miraidon. Como não está presente no jogo base, esse conteúdo viria por meio de um DLC. 

Reprodução: Game Freak/Pokemon Company

Outros teorizam que, para além das possíveis versões Paradox de Suicune e Virizion, o DLC teria uma nova criatura – aquela responsável pelas visões e sonhos do desenhista que compõe o livro. Essa entidade misteriosa seria a origem do fenômeno de terastilize, que transformam os Pokémon de Paldea em cristais. 

As teorias são, de fato, muito interessantes e instigam a curiosidade pelo que a Game Freak pode estar preparando para o pacote de expansão de Scarlet e Violet. Agora basta aguardar a confirmação oficial de que os jogos vão, de fato, receber DLC. 

LEIA MAIS

Pokémon Scarlet e Violet já estão disponíveis para Nintendo Switch.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok. Também somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina e que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos.