Pokémon Scarlet e Violet: Como evitar queda na taxa de quadros

Jogadores descobriram uma forma de driblar os problemas de performance

Por Helena Nogueira 21.11.2022 14H00

Os treinadores que estão se aventurando em Pokémon Scarlet e Violet têm se deparado com problemas indesejados de performance. Uma das principais queixas dos jogadores no momento é a queda constante na taxa de quadros – contudo, há uma forma de evitá-la.  

Os relatos dos jogadores apontam que a queda de framerate acontece principalmente após deixar a academia de Naranja ou Uva e se aventurar pelo mundo aberto. Caso não tenha familiaridade com o problema, o efeito causado é de “câmera lenta”, seja do jogo como um todo ou de elementos específicos da tela. 

Reprodução: Game Freak/Pokemon Company

Para diminuir a queda de performance e seus efeitos, é importante reiniciar o jogo a cada duas horas, em média. Essa é uma dica compartilhada compartilhada por criadores de conteúdo e treinadores nas redes sociais, como o speedrunner Linkus7, 

“O desempenho do jogo é ruim em geral, mas parece haver um vazamento de memória que faz com que o jogo fique cada vez mais lento quanto mais você joga, o que uma reinicialização completa parece corrigir”, indica o influenciador, que comenta que o problema acontece em ambas as versões 1.0.0 e 1.0.1 dos jogos.

O speedrunner adiciona que outro criador de conteúdo, conhecido como Flokade, relata ter encontrado o jogo completamente tomado por bugs visuais e técnicos após deixá-lo ligado direto por cinco dias seguidos. 

Os problemas aparentemente incluiam quedas de taxa de quadros e falhas de carregamento de grande parte das texturas, questões que a simples reinicialização do jogo corrigiu. 

É claro, essa é uma solução que, idealmente, os jogadores não deveriam ter que recorrer. Contudo, enquanto a Game Freak não disponibiliza atualizações de correção para os jogos, esse é um recurso útil capaz de melhorar a experiência atual de Scarlet e Violet. 

O lançamento do novo Pokémon foi, de fato, problemático. O jogo vazou na internet cerca de duas semanas antes da aguardada chegada ao Switch, resultando em streams antes da hora e inúmeros vazamentos de informações. 

Reprodução: Game Freak/Pokemon Company

Após isso, com a disponibilização na última sexta-feira (18), o título têm apresentado diversos bugs visuais e técnicos hilários e, ao mesmo tempo, assustadores. Os problemas incluem o atravessamento súbito de paredes e estruturas, movimentos descontrolados por parte de personagens e Pokémon, falha no carregamento de elementos e mais. 

LEIA MAIS

Pokémon Scarlet e Violet já estão disponíveis para Nintendo Switch. Até o momento desta publicação, nem a Nintendo ou Pokémon Company se pronunciaram sobre o lançamento problemático e a disponibilização de patches para corrigir os diversos problemas técnicos.   


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok. Também somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina e que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos.