Pokémon: 10 descrições assustadoras da Pokédex

Viu um Cacturne ou um Shiinotic? Sai correndo que é problema

Por Diego Lima 01.08.2021 18H00

É difícil não se apaixonar instantaneamente pelas criaturas mais fofas de Pokémon, mas muitas delas são extremamente perigosas. Shiinotic, por exemplo, é capaz de atrair seres humanos e matá-los em florestas sem pensar duas vezes. Então, esteja atento.

Abaixo, o The Enemy reuniu 10 descrições da Pokédex que são extremamente bizarras e podem destruir as memórias que alguns jogadores tinham sobre determinados Pokémon. Obviamente, há certa variação entre as Pokédex de diferentes jogos, portanto, leve em consideração as descrições presentes nos jogos que aparecem entre parênteses.

Haunter (Yellow/Stadium)

Haunter é um dos Pokémon Fantasma mais conhecidos da franquia e, naturalmente, não poderia ser deixado de lado na nossa lista. Afinal, como consta em Pokémon Stadium, "se você tropeça e cai por nenhuma razão aparente ou ouve um som quando ninguém está por perto, pode ser um Haunter."

Essa pode não ser uma informação tão assustador, mas é aí que entra uma questão apontada em Pokémon Yellow: "por meio de uma lambida, ele rouba a vida da vítima. Isso causa tremedeiras que não vão parar até que a vítima morra." Sim, é uma morte agonizante — evite essa criatura.

Gorebyss (Ultra Moon)

O que pode ser mais inofensivo do que um Pokémon aquático, não é? Surpreendentemente, muita coisa. Afinal Gorebyss é um verdadeiro assassino dos mares e está sempre pronto para se alimentar, seja do que for.

Em Ultra Moon, a descrição dele na Pokédex diz o seguinte: "ele suga os fluídos corporais da presa. Os restos afundam até o solo do oceano, onde se tornam comida para os outros Pokémon." Isso significa que Gorebyss mata apenas humanos? Não. Contudo, se você tiver o azar de encontrar um... Já sabe.

Mimikyu (Ultra Moon/Sun)

Quando mais de uma descrição na Pokédex indica o perigo, é melhor nem se aproximar da criatura. Mimikyu é, ao mesmo tempo, dos tipos Fada e Fantasma. Contudo, ao contrário de outros Pokémon Fada, ele não é nada fofo.

Na Pokédex de Ultra Moon, há uma descrição para a versão coberta de Mimikyu simplesmente perturbadora: "o vento um dia revelou o que se esconde por trás do desfarce desse Pokémon para um treinador de passagem, que foi para cada e morreu dolorosamente naquela mesma noite."

Não bastasse essa vítima, a descrição dele em Pokémon Sun diz que um estudioso um dia viu Mimikyu descoberto e morreu, posteriormente, após ser tomado pelo medo e pelo choque que a visão o causou.

Bewear (Moon/Sword)

Há quem considere alguns Pokémon do tipo Lutador um tanto humanos demais, mas esse não é o caso de Bewear, que também é do tipo Normal. Contudo, apesar da aparência fofa, essa criatura já matou treinadores por acidente.

"Esse Pokémon tem o hábito de abraçar companheiros. Muitos treinadores deixaram esse mundo após terem as colunas amassadas por esse abraço", consta na descrição de Pokémon Moon. Esse fato é suavizado na descrição de Pokémon Sword, em que consta apenas que os abraços são perigosos — e podem levar a ossos quebrados.

Drowzee (Alpha Sapphire/Y)

Imagine a cena: você está dormindo e tendo um sonho super tranquilo, mas acorda e vê um Drowzee em cima de você mexendo na sua narina. Pois bem, isso pode acontecer, já que esse Pokémon do tipo Psíquico come os sonhos das pessoas por meio da narina, conforme informado na descrição dele em Pokémon Alpha Sapphire.

Pelo menos existem outras versões mais agradáveis de Drowzee na Pokédex. Em Pokémon Y, por exemplo, consta: "se você acha que teve um bom sonho, mas não consegue se lembrar, um Drowzee provavelmente o comeu." Se não deu pra sentir, menos mal.

Drifloon (Sun/Ultra Moon)

Um Pokémon do tipo Fantasma (e Voador) volta a aparecer na lista. Se um dia você viu o design de Drifloon e pensou "ah, isso aí não sabe fazer nada", se prepare.

De acordo com a Pokédex de Sun, Drifloon pega crianças pequenas pela mão e as leva até o além. Não bastasse esse fato perturbador, ele ainda não gosta das crianças pesadas — ou seja, não basta matar, ele ainda tem preferência de alvo.

O pior de tudo é que, de acordo com a Pokédex de Ultra Moon, Drifloon pena nas mãos das crianças quando quer fazer amizade. Então, inevitavelmente, ele pode encostar em uma e matar a pobre pequena pessoa.

Froslass (Sun/Ultra Moon)

Presente também no anime, para o choque de muitos espectadores, Froslass é um Pokémon dos tipos Gelo e Fantasma capaz de congelar pessoas apenas para levar os corpos delas até o próprio lar e usar como decoração.

Não bastasse o sadismo desse Pokémon, presente na Pokédex de Sun, a de Ultra Moon ainda faz um aviso: "é dito que em noites de terríveis nevascas, ela vem até comunidades humanas. Se você a ouvir batendo na porta, não abra!"

Fica o aviso.

Lampent (Sword/Shield)

Neste caso específico, há diferentes maneiras de interpretar as informações. Lampent é um Pokémon dos tipos Fantasma e Fogo que, de acordo com a Pokédex de Sword, "aparece pouco antes de alguém morrer, então, ele temido como o emissário da morte."

Se ele possui uma função sobrenatural de servir como emissário da morte, matar não dá prazer para essa criatura — é apenas o trabalho dela. Isso fica ainda mais evidente por meio da descrição de Shield: "ele perambula por cidades, fingindo ser uma lâmpada. Quando encontra alguém cuja morte se aproxima, se aproxima silenciosamente da pessoa."

Yamask (White/Y)

Mais do que assustador ou macabro (embora também seja um pouco), a história por trás de Yamask é muito triste. Esse Pokémon do tipo Fantasma, de acordo com a Pokédex de White, "surgiu do espírito de pessoas enterradas em tumbas há muitas eras. Cada um mantém as memórias da vida que teve."

Horrível, né? Mas o que pode partir muitos corações é a descrição de Yamask em Pokémon Y: "cada um deles carrega uma máscara que costumava ser o próprio rosto humano. Às vezes, eles olham para a máscara e choram."

Se ao menos existisse uma forma de ajudar esses Pokémon...

Cacturne (Pearl/HeartGold)

Esse aqui é mau. Cacturne, um Pokémon do tipo Grama e Sombrio, já parece meio suspeito pela aparência — afinal, quem confiaria em um cacto que consegue andar? Agora, quando você começa a saber mais sobre ele, a situação pior muito.

Na descrição de Pokémon Pearl, consta "ele se torna ativo à noite, procurando presas que estejam exaustas devido ao calor do deserto durante o dia."

Na Pokédex de Pokémon HeartGold, as intenções malignas de Cacturne se tornam ainda mais óbvias: "grupos dele seguem viajantes pelo deserto até que os alvos não consigam mais se mexer."

O nome disso é sadismo.