Compositor de Final Fantasy vai parar de compor trilhas sonoras de jogos
Nobuo Uematsu confirmou que Fantasian Neo Dimension será sua última trilha completa
O lendário Nobuo Uematsu, conhecido por seu trabalho na composição de músicas de Final Fantasy, anunciou que Fantasian Neo Dimension será a última trilha sonora que ele assinará como compositor. A informação foi confirmada pelo próprio músico, em um vídeo publicado nas redes sociais do game.
O game, que é uma versão aprimorada para consoles e PC do título de Apple Arcade, chega no início de dezembro e é desenvolvido pela Mistwalker, o estúdio de Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy.
A trilha sonora de Fantasian conta com cerca de 60 músicas completamente orquestradas, e foi composta originalmente em 2021, quando o game foi lançado para iOS via Apple Arcade. Não se sabe se houve algum trabalho de remasterização das faixas nesta nova versão.
Ainda em 2021, Uematsu já dava pistas de que Fantasian poderia ser seu último trabalho completo em uma trilha sonora de games. ou seja, quando o compositor assina todas as faixas do jogo.
Isso não significa, necessariamente, que Uematsu vai se aposentar completamente da composição de músicas de games. Nos últimos anos, o músico de 61 anos têm feito colaborações pontuais com estúdios de games. É dele, inclusive, a música-tema de Final Fantasy VII Rebirth, intitulada "No Promises to Keep".
Nobuo Uematsu começou sua carreira como compositor de games em 1986, trabalhando em jogos da SquareSoft para o NES. No ano seguinte, assinou a trilha do primeiro Final Fantasy. À frente da trilha sonora da série de JRPGs, Uematsu se tornou um dos compositores de games mais influentes e respeitados da indústria, além de também assinar trabalhos como Chrono Trigger.
Em 2004, Uematsu deixou a Square, agora rebatizada como Square Enix, mas continuou fazendo trabalhos pontuais com a empresa, compondo músicas-tema de Final Fantasy. Na mesma época, o músico reeditou sua parceria com Hironobu Sakaguchi na Mistwalker, assinando as trilhas de Blue Dragon, Lost Odyssey e The Last Story.