"Um amigo antes de qualquer coisa": Miyamoto relembra Satoru Iwata em livro
Lançado no Japão, Iwata-san celebra a vida do falecido presidente da Nintendo
Em julho de 2015, o presidente da Nintendo Satoru Iwata faleceu aos 55 anos, após anos de luta contra um câncer de vesícula biliar, deixando de luto não só família e amigos pessoais, como colegas de trabalho e a indústria de games como um todo.
Agora, quatro anos depois de seu falecimento, a companhia Hobonochi - fundada pelo criador de Earthbound, Shigesato Itoi - publicou Iwata-san, um livro especial que celebra a vida do executivo, composto tanto por entrevistas feitas pelo próprio presidente, quanto novos depoimentos tanto de Itoi quanto de outra lenda da indústria: Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda.
Na entrevista (via IGN), Miyamoto descreve sua relação de amizade e parceria com Iwata, mesmo após a ascensão para a presidência da companhia.
"Normalmente, se alguém mais novo que você com menos anos de experiência se torna presidente, pode ser difícil se dar bem um como o outro, mas nunca foi assim", disse. "Sempre foi óbvio que ele era mais apto para a posição (do que eu), então nunca foi um problema. Acho que isso nos permitiu naturalmente a virarmos amigos de verdade."
"Para mim, ele era um amigo antes de qualquer coisa", declarou Miyamoto. "Nunca pareceu que ele era meu chefe ou que trabalhava para ele. Ele nunca ficou nervoso; nunca brigamos em relação a nada."
Apesar de raramente colaborarem diretamente em um projeto quando eram desenvolvedores, os dois se reuniam constantemente, especialmente durante almoços para discutir ideias e opiniões.
Miyamoto também falou sobre o legado de Iwata na companhia, e o quanto sente saudades do amigo.
"Ele deixou muitas palavras e estruturas que seguem vivas no trabalho de nossos funcionários mais jovens hoje em dia", explicou. "O único problema é que, se eu tenho uma ideia que não serve para nada durante o fim de semana, não tenho ninguém para com quem compartilhar na segunda seguinte. Que eu não posso mais ouvi-lo dizer: 'Ah, sobre aquela coisa...' é meio que um problema para mim. Me deixa triste."
O próprio Itoi, em uma nova entrevista para o livro, reforçou a ligação entre os dois.
"No dia do funeral de Iwata, chovia em bicas, e Miyamoto e eu estávamos esperando", relembrou. "De repente decidi perguntar a ele qual a chance do prórpio Iwata de acreditar que ele poderia ser curado. Miyamoto respondeu imediatamente, de forma muito natural: 'Ele acreditava totalmente que iria ficar melhor. Ele não tinha a menor intenção de morrer'. Aquela resposta me fez perceber o quão próximos eram Miyamoto e Iwata, e o nível em que entendiam um ao outro."
Atualmente, o presidente da Nintendo é Shuntaro Furukawa, que assumiu o cargo em junho de 2018.
Por enquanto, o livro Iwata-san só está disponível no Japão.