Nintendo derruba mais de 8 mil cópias de emuladores do Switch
Cópias do Yuzu foram dizimadas por odens da Nintendo
A Nintendo conseguiu remover mais de 8 mil cópias do emulador Yuzu, de Nintendo Switch, de repositórios online, especialmente no site GitHub. A remoção foi feitas nos últimos dias, por meio de ordem judicial.
A medida segue o que foi feito pela Nintendo nos últimos meses, quando conseguiu um acordo no processo contra o criador do Yuzu - onde o programador responsável teve que pagar uma multa de mais de R$ 11 milhões à empresa.
LEIA MAIS
- Pokémon Legends Z-A é anunciado e chega em 2025
- Pokémon TCG Pocket é novo jogo de cartas da franquia
- Zelda: Tears of the Kingdom foi pirateado 1 milhão de vezes
Tropic Haze, o responsável pelo Yuzu, foi acusado de facilitar a pirataria do Switch em "escala colossal", de acordo com o processo, e teve de entregar todos os domínios de sites e informações sobre o emulador. Tudo isso aconteceu no início de março, após uma longa batalha judicial.
Cerca de 8,535 repósitos do GitHub foram derrubados. O site notificou os donos dos arquivos, ainda que não armazanassem ROMs de Nintendo Switch e nem cópias não-autorizadas do sistema do console, e solicitou que o conteúdo fosse removido. Quem insistisse estaria sujeito a medidas legais cabíveis por parte da Nintendo.